hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início
21-Set-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 371 - 2ª quinzena de setembro/2019
Image                       

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Login





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Estatísticas
Visitas: 6517625
Difusão de Notícias
Não Morda a Língua - Nossa velha nova língua portuguesa
Classificação: / 1
23-Set-2009
Image

Emerson Salino*

 

- Por que jibóia agora passa a ser jiboia? – Pergunta o aluno duvidoso ao professor de português?

- Bem, responde o professor, simplesmente porque de acordo com novo acordo ortográfico todas as palavras paroxítonas com ditongos abertos perderam esse acento.

- Hã, paroxítona em ditongo aberto? O que é isso?

Apesar de cômico, a verdade é que parece fácil uma explicação dessa, porém é muito mais complexo do que podemos imaginar.

A Língua Portuguesa sofre, pela segunda vez, uma mudança com objetivos diversos: igualarmos a língua escrita entre os países lusofônicos. (Que falam português), facilitar documentos que giram por entre esses países, ter prestígio internacional linguístico, entre outras coisas.

Nos meses que finalizaram o ano de 2008, essas mudanças representaram uma grande interrogação na cabeça de muitos brasileiros, afinal que língua usar? De acordo com o governo, responsável pelo setor, nada muda na forma de falar, visto que língua falada e língua escrita se diferem. O que precisamos entender é que algumas regras serão alteradas e é necessário que passemos a entendê-las.

Teremos um período de três anos para uma adaptação às novas regras. Nesse período as editoras se responsabilizarão em reformar o material didático, o que significa que a partir de 2012, todos faremos uso da nova ortografa.

Segundo o professor Pasquale, em entrevista a revista do Tatuapé - fevereiro de 2009, disse que usará a ortografia antiga até 2012, o que, particularmente não concordo, pois sabemos que as mudanças são inevitáveis, então, é preciso, aos poucos inserirmos essas mudanças em nossas vidas, um pouco de cada vez. E que apesar de ainda existirem dúvidas quanto ao novo é preciso iniciarmos uma pesquisa, fazermos leituras e tomarmos muito cuidado com produções e lançamentos de materiais de oportunistas.

Uma boa indicação de consulta é o livro escrito pelo grande gramático e lexicógrafo Evanildo Bechara: O que muda com o novo acordo ortográfico. O livro traz de forma bastante didática e com exemplos simples e claros as modificações da Língua Portuguesa.

* Emerson Salino é Prof. de Língua e Literatura do Colégio Saint Clair, Pós Graduado em Psicopedagogia Clinica e Pós Graduado em Língua Portuguesa.

 

 

           

 

 
Conseg reapresenta delegado
Classificação: / 5
23-Set-2009

Após passar oito anos como delegado titular do 12º DP, o Dr. Wilson Zampieri assume novamente o 12º DP no lugar do Dr. Valter Sérgio de Abreu. “Trabalhei em delegacias especializadas do DEIC durante dois anos. Tenho um carinho especial pela região e a comunidade”, disse ele na última reunião do Conseg Brás/Pari/Canindé e Ponte Pequena, dia 27 de agosto. O Dr. Wilson apresentou na reunião a delegada assistente Maria José e o chefe dos investigadores João Pedro. “A nossa vantagem é que conhecemos bem a região”, finalizou o delegado.

Os problemas discutidos no Conseg foram o lixo, o trânsito (Elias da Ponte Pequena quer apoio do 34º Batalhão de Trânsito na área), buracos (e eles são muitos em todo o complexo Brás/Pari), moradores de rua e os travestis na Ponte Pequena. Além disso, a região está infestada de ratos. “Uma moça que estava no ponto de ônibus em frente ao posto do AMA Pari foi mordida por um rato que saiu do bueiro”, contou a presidente do Conseg, Tânia Lemes.

 

Região cheia de problemas

O capitão Audie Lorenval Fioramonte, comandante da 3ª Cia do 13º BPM/M, disse no Conseg que o problema dos travestis na Ponte Pequena é grave. “Não é problema de criminalidade. É um ambiente insalubre”, explicou. Além disso, existem, segundo ele, outros problemas: escolas e algazarras à noite na Ponte Pequena.

Entre as boas notícias, ele destacou que conseguiu aumentar o efetivo, consertou as viaturas, o telefone da 3ª Cia vai virar um disque denúncia e que a 3ª Cia terá um prédio maior. A partir de setembro, disse ele, o trabalho será atuante, garantiu. “O policiamento está fraco. A Polícia Militar não está dando a resposta que precisa”, disse ele. “Se eu não conseguir, eu passo meu bastão de comando para alguém que queira conseguir”. A presidente Tânia disse que a 3ª Cia do 13º BPM/M é a melhor companhia da Polícia Militar da Capital.

O assessor do vereador Marco Aurélio Cunha, Carlos Alberto Prado, mais uma vez se fez presente no Conseg. “Temos um carinho muito grande pelo Brás, Pari, Canindé e Ponte Pequena. Preciso da ajuda de vocês”, pediu ele. Carlos também informou que ele próprio fez pedido de poda de árvores em toda a extensão da avenida Pedroso da Silveira e tapa buraco na rua João Teodoro próximo a rua Rodrigues dos Santos, na altura dos números 60, 115 e 135 da rua Barão de Ladário, na rua Julio Ribeiro esquina com a Miller e na altura do número 141 da rua Conselheiro Belisário. “Estamos providenciando um programa de varrição em algumas ruas entre as 16h e 16h30”, completou. E finalizou: “Não estamos em nenhuma eleição. Não tem partido e nem concorrência. Viemos para somar”.

 

Sub Sé e Sub Mooca

Tiago Silva, da Sub Sé, falou acerca da ação integrada Centro Legal. Em um mês, de 80 estabelecimentos vistoriados, 47 foram multados em R$ 27.670,00 e oito emparedados. “Este comando vai durar seis meses”, contou.

Já Sandra Russo, da Sub Mooca, disse que há um ano está a frente dos Consegs, com muito esforço e dedicação. “Buscamos fazer a ponte entre a Prefeitura, que realmente passa por uma transição de prefeito e vários terceirizados, e a comunidade. Procuramos fazer o melhor possível”, disse ela.

Também esteve no Conseg o inspetor Felipe, representando o inspetor Laudino, da Guarda Civil Metropolitana, chefe da Inspetoria Mooca. “Temos priorizado as ações principalmente na região do Brás”.

 

Participe

Reuniões do Conseg Pari, na última quinta-feira de cada mês, na Faculdade Cantareira, às 20 horas. Rua Marcos Arruda, 729.

Ligue 7338-5376.

Fotos: Gil Cabral

Image

 

Dr. Wilson, Tânia e Cap. Fioramonte

 

 

 

Image

 

Hilda e Conceição

 

 

 

 

Image

 

Delegada Assistente, Dra. Maria José e chefe dos Investigadores João Pedro

 

 

 

Image

 

 

Cristiane, do Pari

 

 

 

 

Image

 

 

Tiago da Sub Sé e Sandra da Mooca

 

 

 

  Image

 

Elias pede em prol da Ponte Pequena

 

 

 

 

Image

 

O capitão Fioramonte ampliou o efetivo, e quer mais ação no bairro

 

 

  

 
Dr. Wilson reassume 12º DP - Agora expert em crimes pela Internet
Classificação: / 1
23-Set-2009
Image

Em entrevista ao Jornal do Brás, o novo delegado titular do 12º DP, Dr. Wilson Zampieri, que está de volta ao lugar onde trabalhou de 2000 a 2007, disse que nesse período de dois anos em que esteve ausente, especializou-se em crimes praticados pela Internet. “Fiz cursos em Israel e com o pessoal da SWAT dos EUA. Qualquer crime aqui na região praticado pela Internet, a delegacia tem condições de investigar”, assegurou ele.

Entre os exemplos, ele cita ameaças de morte pela Internet e fraudes bancárias. “A gente rastreia o IP do ameaçador. Em 90% dos casos chega-se a autoria”, explicou.

 

Mudanças observadas

Ao retornar ao 12º, o delegado percebeu algumas mudanças na região Brás/Pari. “Percebi que a criminalidade aumentou um pouco. Comecei a fazer um trabalho com o setor de inteligência do Denarc, com o objetivo de pontuar todos os pontos de tráfico de entorpecentes da área. E a pirataria está grande”, disse, acrescentando que o furto continua entre as maiores ocorrências.

Outra mudança que ele notou foi no Conseg Brás/Pari/Canindé e Ponte Pequena. “Hoje existe mais união lá. E aumentou o número de pessoas nas reuniões. Eu percebo que as reivindicações são sempre atendidas”, contou o Dr. Wilson, que acredita que Tânia Lemes, é uma boa presidente de Conseg, dedicada e interessada em resolver os problemas na comunidade.

 

Distrito mais dinâmico

O 12º DP conta atualmente com sete escrivães e mais três no plantão, somando dez no total. Há ainda 20 investigadores e quatro delegados (ele, o assistente e mais dois no plantão). Com isso, não há mais longa espera na elaboração do Boletim de Ocorrência, garantiu o Dr. Wilson.

Até o final de setembro, informou ele, serão instalados dois terminais conectados à Internet. “A pessoa pode registrar o BO neles. Se ela não souber como fazer, vai ter um policial ao lado para orientar”.

Ele também desenvolve o policiamento preventivo especializado. “Eu levanto os pontos de maior incidência de determinado crime, e as viaturas passam neles em determinados horários”. Outro trabalho importante é que a Seccional Centro, uma vez por semana, monta uma operação em cada delegacia. “Vão 20 viaturas para determinado distrito. Cada delegacia manda uma viatura. Isso mostra a união entre elas”, explicou o delegado.

 

Perfil do Dr. Wilson

Natural de São Paulo-SP, o Dr. Wilson Zampieri tem 33 anos na Polícia Civil. Entrou na Polícia Civil em 1976 como investigador de polícia. Em seguida, trabalhou por dois anos no Deic, em várias delegacias (roubo a banco, homicídios, crimes contra o patrimônio etc). Ao ser aprovado no concurso para delegado em 1986, passou a exercer a função. “Fiquei também 22 anos no Decap e em várias delegacias da Capital, sendo titular também. E também na 4ª delegacia da DIG (meios eletrônicos)”, completou.

Foto: Gil Cabral

 
Mais...
<< Início < Anterior | 1301 1302 1303 1304 1305 1306 1307 1308 1309 1310 | Próximo > Final >>

Resultados 5201 - 5204 de 5684
Enquete
Que lugar é o símbolo do Brás?
 
Usuários On-line
Utilidades Públicas
Fones da Região
Subprefeituras
Poupatempo
Busca CEP
Links Úteis
Parceiros

Image











Image


 



Image 

 

 

 

 

Image

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

Image

 

 

 

Image

 
Top! Top!