hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início
21-Abr-2018
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 339 - 2ª quinzena de abril/2018
Image
Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Login





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Estatísticas
Visitas: 4141703
Difusão de Notícias
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim terá sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
Programas do leite são inspirados em antiga sala da ETE
Classificação: / 0
16-Out-2009

De 1939 a meados dos anos 60, existiu na ETE Carlos de Campos a Sala de Dispensário de Puericultura. “Muitas famílias vinham aqui buscar leite”, conta o diretor da ETE, prof. Nilton César Alves.

Segundo ele, programas como o Leve Leite, da Prefeitura de São Paulo, e o Vivaleite, do Governo de São Paulo, foram espelhados na ETE Carlos de Campos. O Leve Leite atende, no município de São Paulo, 870.000 crianças e são distribuídos, mensalmente, 1.600.000 quilos de leite em pó. Ele é uma medida profilática preventiva, de caráter nutricional para garantir o bom desenvolvimento físico e neurológico das crianças. Pelo Vivaleite, mais de 730.000 famílias são atendidas com 15 litros de leite por mês, distribuídos em parceira com as prefeituras e entidades do terceiro setor.

 


 
ETE Carlos de Campos volta às origens aos 98 anos
Classificação: / 3
16-Out-2009
Image

Eduardo Cedeño Martellotta

 

Completando 98 anos em setembro, a Escola Técnica Estadual – ETE Carlos de Campos volta à sua antiga vocação, na área de confecção, para melhor atender a comunidade. É que está de volta o curso de Modelagem de Vestuário, resgatando as origens da escola, surgida em 1911 – ela foi instalada na época com o nome de Escola de Corte e Costura e Modelagem ou Escola Profissional Feminina – EPF, a primeira da Capital.

Hoje a ETE conta com 2.100 alunos na unidade Brás e mantém os cursos de Comunicação Visual (Design Gráfico), Design de Interiores, Edificações, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Modelagem de Vestuário (de volta), Cozinha (com ênfase em gastronomia) e Ensino Médio. Outro curso, com laboratório fora da escola, é o de Órteses e Próteses Ortopédicas. Em outra unidade situada na Liberdade (Escola Estadual Presidente Roosevelt, na rua São Joaquim, 320), que funciona como uma extensão, existem os cursos de Administração de Marketing.

O prof. Nilton César Alves, de 42 anos, é diretor há cinco da ETE Carlos de Campos, situada na rua Monsenhor Andrade, 798, esquina com a rua Oriente. Ele estudou lá de 1982 a 1984, durante o curso de Formação Técnica em Desenho de Comunicação (então 2º grau profissionalizante). Depois se formou no curso superior de Educação Artística em 1987. Voltou à ETE Carlos de Campos em 1990 atuando como professor. Dois anos depois, já era coordenador e supervisor de estágio. Deu aulas até 2004, quando assumiu a direção.

 

Image

Nível técnico: inserção mais rápida no mercado

Em entrevista ao Jornal do Brás, o prof. Nilton diz que o nível técnico e tecnológico é o que está mostrando melhor eficácia na inserção no mercado de trabalho, com uma dinâmica mais rápida. “Hoje as Universidades são importantes. Mas existe uma pesquisa do Governo do Estado sobre a empregabilidade, a qual diz que o nível técnico e até chegando ao tecnológico é o que está dando o maior índice de empregabilidade. O nível superior tem uma extensão muito longa e demora a inserção no mercado, não só por causa da crise global”, explica ele.

A escola conta com maior número de alunos do sexo feminino – são de 78 a 83% mulheres. Só nos últimos 40 anos a escola transformou-se em mista. Os cursos mais procurados são Enfermagem (com 37 candidatos/vaga) e Comunicação Visual (17 candidatos/vaga).

 

ImageProblemas no Entorno

O local, carinhosamente chamado de Cacá, está envolto com muitos problemas. Entre eles, cita, estão a falta de um estacionamento. “Os professores acabam custeando estacionamento, pela própria insegurança nas ruas”, lembra. Há também pessoas ou instituições que não são do poder público, segundo ele, que colocam cones na rua. E existem os ambulantes ilegais e moradores de rua, sendo que estes últimos assediam os alunos e até dormiram no carro de uma professora. “O que a Lei do Perímetro Escolar diz?”, questiona. Outra pergunta que fica no ar, diz ele, é em relação ao papel da Guarda Civil Metropolitana.

 

Cracolândia no Brás?

Mas o problema grave é que a casa Restaura-me, vizinha à ETE Carlos de Campos, virou um albergue, e moradores de rua, que inclusive vêm da rua Oscar Freire, passaram a morar na porta da escola, esperando a hora da abertura à procura de vagas no albergue. “Tivemos pessoas fumando crack na porta. E existe uma ação na Oscar Freire, que encaminha os pedintes de lá para a rua da escola”, conta ele, acrescentando que foi invertido o papel social da escola, ao se fechar para o entorno.

 

Preparação do Centenário

Já com vistas ao Centenário em 2011, a ETE Carlos de Campos prepara um grande encontro com os ex-alunos, desde os mais antigos até os atuais. Anualmente ocorre o Chá das Senhoras, reunindo ex-alunas, professores e funcionários das décadas de 1940 e 1950.

A data oficial de criação da escola é 28 de setembro de 1911 (Decreto nº 2118-B). Em 12 de dezembro do mesmo ano, instala-se o Grupo Docente (diretor e professores), e depois, a aula inaugural em 16 de março de 1912.

ImageUm dos apogeus da escola foi durante o governo de Adhemar de Barros, na década de 1940. Ela já sediou a 1ª Superintendência do Ensino Profissional Paulista, de 1934 a 1943. Uma curiosidade é que em 1934 funcionou no local uma estação de rádio, que transmitia aulas públicas para todo o Estado.

A ETE Carlos de Campos faz parte do Centro Paula Souza, composto 157 Escolas Técnicas mais as extensões.

As inscrições para os cursos técnicos começam em outubro. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3311-7098.

 

Image

 

Organela da década de 40 (aula de música – prof. e maestro Miguel Izzo), que ainda funciona

 

 

 

 

 

Image

 

 

Professor Nilton e a coordenadora Wilma Scala

 

 

 

 

 
Subprefeito visita o Rotary Brás
Classificação: / 0
16-Out-2009
Image

Na reunião do Rotary Club São Paulo Brás dia 28 de setembro último no Hotel Mega Polo foi a vez do subprefeito da Mooca, Cel Rubens Casado, conhecer as ações desempenhadas pelo presidente Carlos Alberto, o popular Fio.

Durante o encontro, o subprefeito falou sobre o novo projeto colocado em prática pela Subprefeitura Mooca, o Plantar a Vida, iniciado no último dia 21. Casado colocou a Subprefeitura à disposição deste Rotary, para futuros projetos.

Ainda no encontro, o Rotary Brás recebeu da Fundação Rotária um cheque no valor de R$ 2.159,00, como subsídio equivalente.


Image

 

Após sua fala, o almoço com padre Enivaldo e Wagner Wilson

 

 

 

 

Image

 

Wagner e Antoninho exibem o cheque doado pela Fundação Rotária

 

 

 

 

Image

 

Rotary Brás doa cadeira especial

Atendendo solicitação do associado Milton George e Marcio Lacerda, o Rotary Club Brás entregou dia 14 de setembro último uma cadeira de rodas especial à menina Camila Costa dos Santos, moradora do Brás.

Para tal empreendimento, o presidente do Rotary Brás, Carlos Alberto Silva, contou com apoio de todos os integrantes, que se empenharam na aquisição

 

 

 

Image

 

Rotaract no Brás

Na reunião anterior, do dia 21, compareceu Fernando do Rotaract Alto de Pinheiros, que disse ser viável a formação de um Rotaract no Brás. Fariam parte dele jovens de 18 a 30 anos interessados em desenvolver projetos na região

 

 

 

Image

 

Jair de Almeida é rotariano em Miami e lá recebeu a visita das companheiras Jane, Dóris e Maria Luiza, do Rotary Brás

 

 

 
<< Início < Anterior | 1081 1082 1083 1084 1085 1086 1087 1088 1089 1090 | Próximo > Final >>

Resultados 4329 - 4332 de 4846
Enquete
Que lugar é o símbolo do Brás?
 
Usuários On-line
Temos 5 visitantes on-line
Utilidades Públicas
Fones da Região
Subprefeituras
Poupatempo
Busca CEP
Links Úteis
Parceiros

Image











Image


 



Image 

 

 

 

 

Image

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

Image

 

 

 

Image

 
Top! Top!