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Feriados irão causar prejuízos de R$ 11 bilhões no País
Classificação: / 0
18-Jan-2018
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Segundo análise da FecomercioSP, o setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder em torno de R$ 1,3 bilhão, crescimento de 25% em relação a 2017

 

São Paulo, 02 de janeiro de 2018 - Estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que o comércio varejista brasileiro deve perder R$ 11,3 bilhões em 2018 em decorrência dos feriados nacionais e pontes. Esse montante é 15% superior ao dado projetado em 2017. Esse aumento é motivado exclusivamente pela projeção de crescimento nas vendas do comércio para o próximo ano, uma vez que o número de feriados e pontes em 2018 será o mesmo que em 2017.

As perdas das lojas de vestuário, tecidos e calçados devem atingir R$ 1,3 bilhão, crescimento de 25% em relação a 2017, a maior taxa de crescimento entre as cinco atividades avaliadas. Em termos de faturamento, o destaque é o segmento de outras atividades, que perderá em torno de R$ 4,6 bilhões, 13% a mais que em 2017. É importante ressaltar que nesse grupo, é preponderante o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros.

Já os setores ligados aos bens essenciais devem participar com 38% do total da perda no próximo ano. Segundo as estimativas da Federação, o segmento de supermercados deve deixar de faturar pouco mais de R$ 2,7 bilhões, 7% acima do calculado para 2017, enquanto as farmácias e perfumarias tendem a registrar perda de R$ 1,6 bilhão, 18% superior a 2017.

Nos cálculos, a FecomercioSP desconsiderou os feriados estaduais e municipais, que também prejudicam, em média, a atividade comercial. Além disso, foram excluídos os setores que comercializam bens duráveis, como veículos, eletrodomésticos e materiais de construção, pois são consumos planejados, de modo que, independentemente de feriados ou pontes, a compra será realizada.

Assim, o estudo se limitou aos feriados nacionais e aos setores passíveis de sofrerem uma redução no ritmo de vendas, em que a compra por impulso é relevante, uma vez que os produtos, em grande parte, têm valor unitário mais baixo, como os que compõem o setor de roupas e calçados e perfumaria e cosméticos. Os impactos da Copa do Mundo, que será realizada entre os meses de junho e julho em que o Brasil jogará em dias de semana, também não foram considerados.

Na análise da Entidade, não há espaço para a discussão de revisão de pontes e feriados, porque outros segmentos econômicos importantes se beneficiam desse período, principalmente aqueles ligados ao turismo, como transporte, hospedagem, passeios e cultura. Vale ressaltar também que o calendário com essas datas específicas já está estabelecido e consolidado, e cabe a cada empresa definir sua estratégia para esses períodos.

Outro ponto importante é que até novembro havia grande dificuldade das pequenas e médias empresas (cerca de 80% do total) em abrir aos feriados. Muitas delas optavam por não funcionar por causa dos custos trabalhista e do fato de o funcionamento não cobrir o faturamento daquele dia. A FecomercioSP entende que a nova legislação facilitará essa decisão e haverá a negociação entre empregado e empregador sobre a possível abertura e também caso seja um feriado importante para uma determinada atividade em poder utilizar do novo modelo de contrato intermitente.

 

 
Brás fecha balanço positivo do Natal
Classificação: / 0
18-Jan-2018
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Foi um surpreendente sucesso o movimento comercial na região Brás, graças à estrutura de segurança ao Turismo de Compras.

Público costumeiramente imenso na tradição natalina do bairro, desta vez chegou a dobrar de um milhão para dois milhões de pessoas numa das datas do grande movimento. Foi dia 9 de dezembro, de acordo com a própria Prefeitura Regional Mooca.

 
Varejo brasileiro deverá ter alta de 2,6%
Classificação: / 0
18-Jan-2018


  
O volume de vendas do varejo brasileiro cresceu 1,8% em 2017 em relação a 2016, segundo projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Assistimos a uma melhora macroeconômica concreta, que pavimenta o caminho para que o comércio e a economia cresçam de maneira consistente em 2018”, declara Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O crescimento vai acelerar nos primeiros meses do ano e chegar a 2,6% no período de 12 meses terminados em abril de 2018. “Isso ocorrerá por dois motivos: um conjuntural, resultante do alongamento dos prazos de financiamento e da queda dos juros; e outro circunstancial, em decorrência da Copa do Mundo e do encerramento gradual do sinal analógico no território nacional”, diz Burti. Ele complementa que devem se destacar bens duráveis, como TVs. Mas faz uma ressalva: as eleições de 2018 podem diminuir a confiança dos empresários e dos consumidores, afetando a economia e as vendas. 
A projeção foi elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Índice Nacional de Confiança/ACSP. Contempla o varejo restrito ― sem considerar automóveis e material de construção.

 
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