hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 180 seta QUALIDADE DE VIDA
05-Jul-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 385 - 2ª quinzena de abril/2020
Image                                      

Jornal do Belém Ed 2 - 12/03/2020
Image  
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 8170592
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim será sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
QUALIDADE DE VIDA PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
27-Abr-2010
Image

QUALIDADE DE VIDA

 

Respiração e Ansiedade

           

Respiração e ansiedade estão intimamente relacionadas. Para explicar essa influência mútua, proponho um exercício imaginativo, seguindo ensinamentos de José Ângelo Gaiarsa, psiquiatra e escritor especializado na psicologia do corpo e do movimento. Imagine uma zebrinha distraída, pastando tranquilamente... Nos arredores, um tigre caminha lentamente, em estado de alerta. Está faminto, caçando.  Ao descobrir a zebrinha, sua respiração paralisa alguns instantes, levando o estado de alerta ao limite. O caçador concentra a força necessária para o ataque: correr, saltar, abocanhar. Dispara na direção da caça e salta...

Agora, visualize a seguinte situação: em pleno salto, nosso tigre é capturado por uma rede bem apertada.  A rede bloqueia seus movimentos, imobilizando o corpo em estado de “pré-ocupação” – pronto para lutar pela sobrevivência. As funções vitais estão aceleradas, a respiração inibida, a energia acumulada não pode ser descarregada. A paralisação dos movimentos confunde o organismo e a ansiedade se instala. O tigre aprisionado ilustra a natureza psicofísica da ansiedade, figurando o “animal humano” aprisionado na rede de controle pessoal e social.

Na clínica psicológica, a imagem desse aprisionamento denuncia conflitos entre reações corporais instintivas e impulsos psicológicos. É como se duas “vontades” acionassem forças opostas – a vontade de fugir do perigo é equivalente à vontade de atacar e lutar, eliminar o perigo. O bloqueio dos movimentos de ataque e fuga aumenta a tensão e o desprazer.  Por isso, ansiedade é, quase sempre, algo ruim de sentir. Tende a ser perturbadora até mesmo quando acionada por promessas de realização de desejos, quando antecipamos prazeres, e não desastres.

Nenhuma ansiedade é desprovida de sentido. No mundo psíquico, o “animal” luta pela sobrevivência e tenta libertar-se do complicado controle social e individual.  Um remédio natural para ansiedade é a respiração equilibrada, desbloqueada, capaz de promover a oxigenação do corpo e da mente. Respirar não resolve transtornos crônicos, mas acalma a mente e ajuda a dissipar intensidades perturbadoras.


* Marisa Moura Verdade é Mestra em Educação Ambiental; Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Especializada em Psico-Oncologia.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!