hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 179 seta POLÍTICA COM “P” MAIÚSCULO
24-Jul-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 367 - 2ª quinzena de julho/2019
Image                   

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6194791
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
POLÍTICA COM “P” MAIÚSCULO PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
15-Out-2009

 *Paulo H. De Paula

 

A CAÇADORA DE LIBERDADE,  

MANTENEDORA DE UTOPIAS!

 

Não se trata de sonho. O sonho nós temos até sem querer. Dormimos e sonhamos com algo muitas vezes desconexo, sem pé nem cabeça e absolutamente irrealizável.

A Utopia não. É pensada conscientemente e construída na perspectiva da realidade.

Então não é você que tem sonhos, mas eles é que se apossam do teu ser. É assim como algo que se lança à frente para em seguida se trabalhar em busca da sua realização. A utopia nos impulsiona, nos movimenta, nos arremessa para a superação da mediocridade do presente, tudo num processo que se efetiva dentro da própria antecipação visada. O maior exercício de liberdade possível.

Para o estudioso Karl Mannheim a mentalidade utópica pressupõe não somente estar em contradição com a realidade presente, mas também romper os liames da ordem existente. Portanto podemos ficar certos do seguinte: Utopia, no sentido político, não funciona, é inócua, somente do ponto de vista de uma determinada ordem social já sedimentada.

Complicado de entender ?

Então vamos, juntos, pensar na política atual, na mesmice da repetição de propostas da maioria dos candidatos que falam, falam, falam, sempre com idêntico blábláblá que resulta em muito pouco ou quase nada quando eleitos. Isto sem falar na ética. Não é à toa que “suas excelências” são ridicularizadas em programas humorísticos da televisão.

É possível mudar ?

Image

Sim, até porque agora se observa no cenário político nacional uma verdadeira “caçadora” e mantenedora de Utopias: a emblemática senadora Marina Silva. Sua provável candidatura à Presidência da República se constitui em fato novo e de enorme importância. Carismática, é reconhecida internacionalmente pela militância em tema de relevância mundial, ou seja, preservação do meio ambiente com desenvolvimento auto-sustentável, teses que vão mudar, ampliar e melhorar – isto já está ocorrendo – o debate político nacional.

A propósito, em recente entrevista, o cientista político Luiz Werneck Vianna, professor e pesquisador do IUPERJ, referindo-se a Marina Silva disse que sua candidatura, especialmente no atual contexto de desmoralização da política, dos quadros políticos e dos partidos, se configura como a de alguém fora disso tudo. E acrescenta: “Uma pessoa limpa no meio de um mundo conspurcado. Vejo nela uma outra forma de expressão onde as dimensões materiais não são tão valorizadas. Há uma ênfase nas relações solidárias de uma cultura não contaminada unicamente por interesses materiais.”

Sim, é possível mudar !

Que bom: eis aí a possibilidade de um projeto de governo absolutamente novo, diferente, inédito para o Brasil de todos nós. Precisamos - e queremos – ter pessoas assim na política nacional. Principalmente agora, quando um grupo internacional, composto por 29 cientistas, entre os quais Paul Crutzen, Nobel de Química em l995, alerta para o fato de que a humanidade está tirando a estabilidade ambiental em que o planeta se encontra há 10 mil anos e lançando-o numa zona turbulenta com conseqüências catastróficas.

 

P.S. Agradeço os numerosos e-mails com críticas e sugestões que os leitores têm nos encaminhado.

 

*Paulo H. De Paula  MTB 9.148

Jornalista e Diretor de Marketing do Jornal do Brás 

E-mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!