hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 374 seta CURIOSIDADES
13-Nov-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 374 - 1ª quinzena de novembro/2019
Image                          

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6794826
CURIOSIDADES PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
08-Nov-2019
Image


 

O que significam termos no Brasil e em Portugal

 

 A nossa Língua é a "Língua Portuguesa" e evidentemente os termos em designações em geral, como cidades, regiões, vilas, aldeias etc. podem até ser idênticos, todavia existem também diferentes ou diferenciados e para isso vamos expor umas dessas informações.

A L D E I A :  Localidade pequena, sem jurisdição própria, pequena povoação, mais ligada ao Campo. Aldeia pequena é uma Aldeola e o cidadão um Aldeão. 

No  B R A S I L, a palavra não é usada e a sua conotação é um termo ou um conceito.

Em PORTUGAL, usada em quase a totalidade dos lugares e regiões portuguesas, muitas vezes dita como "Freguesia". Fazem parte de "Concelhos ou de Distritos". 

F R E G U E S I A :  Localidade também pequena, porém maior que uma Aldeia e como existe uma Igreja Paroquial nessa Freguesia/Aldeia, já tem uma importância maior.

No  B R A S I L,  a palavra não é usada para esse sentido de regiões, todavia, herdada a palavra em região de SÃO PAULO, como bairro: da  "FREGUESIA DO Ó !".

 

Exemplo característico de uma Freguesia em Portugal

    

   -  FREGUESIA DE   R I O   F R I O   /   B R A G A N Ç A / TRÁS-OS-MONTES/ PORTUGAL. -

 

>>>A Antiga "Freguesia de Nossa Senhora da Assunção " pertencente outrora à Vila do Outeiro, foi reitoria e em 1839 pertenceu ao Concelho de Outeiro e em 1853 passou para o de Bragança. Nos documentos Medievais aparece com o nome de " Rio Frio do Monte. "O seu "ORAGO" é "Nossa Senhora da Assunção" !!!

 

FREGUESIA DE  C A R Ç Ã O  /  V I M I O S O ; TRÁS-OS-MONTES/ PORTUGAL -

 

<<Uma Antiga Freguesia, desde os tempos dos CELTAS, há 4.000 anos, a palavra "CARÇÃO " na Língua Celta significa ROCHA, onde os Celtas extraiam o Ferro para fazer as suas armas também serviu de domicílio ao povo JUDEU, quando da expulsão da Espanha e ficaram em Trás-os-Montes.

 

Adriano Augusto da Costa Filho, nasceu no Brás, foi ponta-esquerda camisa 11 do Esporte Clube Estrela do Pari com credencial de 1954, é Poeta, Jornalista e Escritor e presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da Federação Paulista de Tênis.

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!