hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 374 seta Mendes Gonçalves, engenheiro e político
13-Nov-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 374 - 1ª quinzena de novembro/2019
Image                          

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6794718
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
Mendes Gonçalves, engenheiro e político PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
08-Nov-2019


Eduardo Martellotta

 

Tradicional rua do comércio atacadista do Brás, a rua Mendes Gonçalves faz homenagem a Eduardo Mendes Gonçalves, nascido em 1859 no Rio de Janeiro (segundo o jornal “O Paiz” de 6 de abril de 1911, ao noticiar seu falecimento), filho de Dom Ricardo Antônio Mendes Gonçalves, Comendador da Ordem de Aviz de Portugal.

Eduardo diplomou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica, no Rio de Janeiro, então capital do Império. Logo após a formatura, ingressou na equipe responsável pela construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, tendo sido escolhido para chefiar um dos setores da obra. Conhecido divulgador das propostas republicanas, fundou e foi redator do periódico paranaense A República, lançado em 1886.

Além disso, como ardoroso republicano, esteve à frente da organização e da presidência do Clube Republicano de Curitiba, reunindo na entidade partidários das suas ideias positivistas de Ordem e Progresso. Proclamada a República em 15 de novembro de 1889, foi eleito em 15 de setembro de 1890 deputado pelo Paraná ao Congresso Nacional Constituinte. Tomou posse em 15 de novembro, foi signatário da Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891 e passou, em junho, a exercer o mandato ordinário, até dezembro de 1893. Nesse período, foi secretário da Mesa da Câmara dos Deputados. Além de deputado federal, também cumpriu mandato na Câmara Municipal de Curitiba, tendo sido inclusive seu presidente.

Abandonando a política, passou a residir em São Paulo. Como engenheiro, Mendes Gonçalves executou diversas obras na Capital Paulista, algumas delas em parceria com o arquiteto Ramos de Azevedo. Faleceu em São Paulo no dia 4 de abril de 1911, aos 52 anos, vítima de uma nefrite. Era casado com Julieta Ramos Gonçalves, com quem teve seis filhos: Ricardo, Luiz, Asdrúbal, Annibal, Roberto e Amílcar; uma filha, Maninha, faleceu ainda criança. Era cunhado do major Álvaro Ramos que dá nome a uma rua no Belém.

Esta rua foi aberta nas últimas décadas do século XIX e já consta do mapa da cidade de 1897. Desde aquela época ela tinha a denominação de "Rua Mendes Gonçalves", que foi oficializada em 1916 através do Ato nº 972. Tem início na esquina com a rua Xavantes e término na Praça Eduardo Rudge.

 

Filho 1 - jogador de futebol

O filho Annibal foi esportista entusiasta, praticando o “football” que Charles Miller introduzira no Brasil, mais precisamente no Brás, em 14 de abril de 1895. Por volta de 1905, com menos de 14 anos de idade, Annibal já jogava no Paulistano, envergando a camisa 10, na posição de meia esquerda.

 

Filho 2 – poeta Dr Ricardo Gonçalves

Outro filho de Eduardo Mendes Gonçalves, foi o poeta e jornalista Ricardo Gonçalves, o D. Ricardito, um dos fundadores do jornal O Minarete, junto com Monteiro Lobato. Ricardo Gonçalves faleceu no Brás em 11 de outubro de 1916, aos 33 anos, vítima do amor, romântico que sempre foi. Também dá nome a uma rua no Brás, próxima à Mendes Gonçalves.

 

Fontes:

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/GON%C3%87ALVES,%20Eduardo%20Mendes.pdf

http://www.mendesgoncalves.com.br/historia.htm

Site Dicionário de Ruas - https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/

Biblioteca Nacional Digital - Jornal “O Paiz” de 6 de abril de 1911 – ed. 9.678 – pág 5 - http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=178691_04&pagfis=6252&url=http://memoria.bn.br/docreader#

Image

 

 

 

Início da rua Mendes Gonçalves na rua Xavantes, onde está o Shopping Fashion Brás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

Lojas de grifes famosas estão no logradouro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

O engenheiro Mendes Gonçalves executou várias obras importantes em São Paulo, juntamente do arquiteto Ramos de Azevedo

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!