hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 370 seta Curiosidades
21-Set-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 371 - 2ª quinzena de setembro/2019
Image                       

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6520797
Flash de Notícias

Todo 1º domingo do mês, o Movimento Poético de São Paulo faz sarau no Parque do Piqueri

 
Curiosidades PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
09-Set-2019
Image  

T ê n i s, jogo esportivo mundial

 

      O fantástico jogo, calmo, sereno, ativo, espetacular, moldado ao ser humano  ! ! !

      O jogo de "Tênis" se diferencia da maioria de jogos da Humanidade, uma vez que, não existe o contato físico individual dos seres humanos.

      Surgiu na Inglaterra nos séculos passados e foi-se definindo até chegar ao Século 21, com suas regras aperfeiçoadas.

      QUADRA DE TÊNIS: a Quadra de Tênis é um retângulo de 23,77 m de comprimento por 10,97 m de largura e dividida ao meio por uma rede que

tem de altura 1,067 m nas laterais e 0,914m ao centro.  

      RAQUETE: Tem uma superfície de impacto lisa com padrão de cordéis cruzados e ligados a uma armação. O Aro da Raquete não pode exceder 81,28 cm de comprimento total.

      BOLA DE TÊNIS: As Bolas de Tênis, poderão ser " Brancas ou Amarelas"  com mais de 6,35 cm e com menos de 6,67 cm de diâmetro e peso acima de 56,79 g e menos de 58,5 g.

     A PARTIDA DE TÊNIS: é jogada em melhor de 3 ou 5 sets e de acordo com o regulamento da competição. Pode ser em SIMPLES (2 Jogadores) ou em DUPLAS (4 Jogadores).

     SAQUE-SERVIÇO: O Tenista deverá posicionar-se com ambos os pés em repouso atrás da linha de base, entre linhas imaginárias do centro e laterais, lançar uma das bolas para o ar e golpeá-la com a raquete. A execução do Saque deverá ser alternada, à direita e à esquerda entre as linhas imaginárias do centro e laterais, após a execução do serviço a Bola deverá passar por cima da rede e atingir a parte do solo compreendido dentro do 

Retângulo de Serviço diagonalmente oposto.

      No Caso de erro no saque o jogador terá direito a mais um, e o mesmo, será repetido quando a bola tocar a rede e cair na respectiva área de saque, ou seja, o Jogo se inicia após a execução do Serviço (Saque) e até que o ponto seja decidido.

     CONTAGEM DOS PONTOS: Nos Jogos em melhor de 3 sets, vence o jogador ou dupla que fizer 2 sets e em melhor  de 5 sets o que vencer 3 sets; Para ganhar um "Set" o jogador ou dupla tem que fazer 6 games, com diferença de 2 games( compostos de 4 ou + pontos, exemplo :

     1º Ponto - 15 a 0  -  2º Ponto - 30 a 0  -  3º Ponto - 40 a 0  -  4º Ponto - Game.

     TIE BREAKE: Vence o Tie Breake o jogador que primeiro fizer 7 pontos, devendo contudo fazê-lo com uma diferença de 2 pontos. O jogador que inicia servindo SERVE 1 PONTO, a seguir seu oponente serve 2 pontos sucessivos. Em seguida o jogador que serviu primeiro, serve 2 pontos, sempre alternadamente (Direita e Esquerda), e assim sucessivamente até que o "Set" tenha sido definido.

     JOGO DE DUPLAS: vale a mesma regulamentação, ou SERVIÇO: a execução do serviço deverá ser feita alternando os jogadores. RECEPÇÃO: cada jogador se posiciona em um lado da quadra, e nessa ordem só pode ser alternada ao final do SET.

     No Brasil, raramente um clube deixa de ter quadras de tênis para seus associados, bem como, além dos clubes existem as academias de tênis, aos milhares delas.   

           

          T ê n i s é o esporte divino,

          audacioso e sereno.

          É nobre, é um jogo franco,

          que consagrou Esther Bueno* ! ! !  

               * 28/07/1902 + 31/12/2004

 

          Material exposto do SESC - "Momentos do Tênis”, Serviço Social do Comércio- Sao Paulo /Itaquera.

 

Adriano Augusto da Costa Filho, nasceu no Brás, foi ponta-esquerda camisa 11 do Esporte Clube Estrela do Pari com credencial de 1954, é Poeta, Jornalista e Escritor e presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da Federação Paulista de Tênis.

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!