hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 368 seta Fórum aborda cortes na Assistência Social
22-Out-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 373 - 2ª quinzena de outubro/2019
Image                         

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6692638
Flash de Notícias

A partir de agora estarão disponiveis para downloads as Edições do Jornal do Brás em pdf, para que o internauta leia na íntegra o nosso jornal. Entre na seção de Edições do menu principal.

Caso não tenha um leitor de PDF, entre em www.adobe.com e baixe a última versão do Adobe Reader.

Webmaster

 
Fórum aborda cortes na Assistência Social PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
09-Ago-2019


A última reunião do Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa da Cidade de São Paulo – Colegiado Leste – Regional Mooca, foi realizada dia 19 de julho na Casa de Clara, à rua Serra de Jairé, 316, comandada pela Líder dos Idosos, Neide Duque.

O integrante do Fórum, Francisco Anéas, informou que compareceu dia 13 de julho último à Audiência Pública onde esteve presente o subprefeito da Mooca, Guilherme Kopke Brito. Na ocasião, Francisco fez pedido para o Projeto de Lei Orçamentário Anual, pedindo mais verbas para a Assistência Social. “Atender à necessidade do Idoso, cuja população vem aumentando com o tempo, em especial para Casas de Acolhidas de Idosos. O orçamento da Prefeitura é de R$ 1,5 bilhão para zeladoria pública”, informou ele, completando que a Prefeitura está fazendo contingenciamento na Assistência Social, porque a arrecadação municipal vem caindo. 

Alguns cortes já atingem ONGs. Thais do Santa Vincenza Gerosa da Mooca, entidade mantida pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, que abriga idosos, disse que a instituição foi atingida com corte de 30%. “Em junho, as atividades seriam encerradas. A proposta era cortar 50%. De 200 idosos atendidos, agora são 160. Estamos com um contrato emergencial até dezembro”, disse Thais, completando que a lista de espera no local é de mais de 170 idosos.

 

 

Image

Presente na reunião, Alexandre de Andrade Patto, conselheiro do Comas-SP – Conselho Municipal de Assistência Social, que representa os usuários da Assistência Social. O órgão fiscaliza a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e onde as verbas são empregadas. Patto disse que em 22 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial o Decreto 58.636 do prefeito Bruno Covas, que determina cortes na Assistência Social, Saúde e Limpeza Pública. “O Comas entrou com um requerimento no Ministério Público”.

 

 

 

 

 

 

 

Image

Conferência Estadual do Idoso

Ao Jornal do Brás, após a reunião, Neide Duque disse que ela e Conceição Mingato estão à frente do Fórum, que é composto por uma comissão, formada por 10 pessoas. Neide informou que a Conferência Estadual do Idoso será realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em local a ser definido. “Estamos fazendo uma reunião preparatória, junto com a Coordenadoria de Políticas da Pessoa Idosa. São 32 propostas que irão para a Conferência Estadual e quatro para a Nacional”.

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

Também ao Jornal do Brás, Conceição Lopes da Silva Mingato, explicou que foi realizada na data da reunião, a Formação Cidadã, por meio de palestra. A primeira parte fez um resgate histórico das atenções em relação ao Idoso. “Iremos dar sequência com alguns temas, entre os quais, o Estatuto do Idoso”, disse ela.

Ex-funcionária da Prefeitura, aposentada, Conceição dá aulas de Serviço Social na Universidade Brasil. “O Fórum tem a intenção de fazer um trabalho sério para dar empoderamento ao idoso e ter um espaço onde ele possa ser ouvido”. O convite, completou ela, é aberto a todos os idosos dos seis distritos da Subprefeitura Mooca – Brás, Pari, Mooca, Belém, Água Rasa e Tatuapé, onde são discutidas ações nas áreas de Saúde, Assistência Social, Previdência, Trabalho, Empreendedorismo, Moradia, Transporte, Cultura, Direitos Humanos, Esporte e Lazer. As reuniões do Fórum do Idoso – Regional Mooca acontecem toda 3ª sexta-feira do mês, no mesmo local. A próxima será no dia 16 de agosto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!