hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 366 seta A origem da fogueira de São João
13-Nov-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 374 - 1ª quinzena de novembro/2019
Image                          

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6795286
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim será sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
A origem da fogueira de São João PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
04-Jul-2019
Image


Antão Ouriques de Farias

Isabel, esposa de Zacarias, está grávida de João Batista. Maria Santíssima estava grávida do menino Jesus. Foi visitar sua prima Isabel. Ao chegar, a criança estremeceu em seu ventre. Isabel sentiu em si arreação, e disse: “Bendito és o fruto que estar sobre o seu ventre”. Maria já tinha ciência que sua prima Isabel estava grávida e perguntou: “Quando vai nascer João, para eu vir lhe auxiliar?”. Isabel respondeu: “Mandarei acender uma fogueira no Alto Monte. Quando ver acesa, nasceu a criança e você venha me auxiliar”.

Portanto, a fogueira de São João tem seu verdadeiro sentido, com a visita de Maria Santíssima à sua prima Isabel. A fogueira é um sinal de vida nova. Na tradição antiga, a fogueira surgiu com os povos do Hemisfério Norte, que comemoravam a chegada do período de colheita do milho no mês de junho.

Image

Para nós católicos o costume de acender a fogueira se deve ao fato de Maria ter visitado a prima Isabel que estava grávida de João Batista. O nome ou sobrenome Batista foi dado a João por ele batizar os gentis no Rio Jordão, onde batizou também Jesus Cristo.

São Pedro foi um dos 12 apóstolos. O dia 29 de junho foi dedicado a ele, a fogueira como um símbolo de Luz, como o 1º papa. Dia do seu passamento, para o reino do Céu. Salve os grandes santos que iluminam o mundo. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Antão Ouriques de Farias, católico praticante, é escritor, historiador e pesquisador.

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!