hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 359 seta C U R I O S I D A D E S
23-Mai-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 362 - 1ª quinzena de maio/2019
Image            

Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 5836998
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim terá sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
C U R I O S I D A D E S PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
15-Mar-2019
Image


 

 

Adriano Augusto da Costa Filho *

 

 

 

 

 

A história e a formação dos clubes de futebol

 

 -   J u v e n t u s  -     19/02/1930

 

Existia no Bairro da Mooca o "Cotonifício Rodolfo Crespi " e os seus funcionários nos fundos da Fábrica tinham um campo de futebol, e o clube era um bom campeão varzeano e pediram ao "Conde Rodolfo Crespi " para tornar o clube profissional, porém, ele aceitou desde que o nome do clube fosse " JUVENTUS" porque ele era italiano e torcedor do Clube na Itália e daí o clube cresceu, fez excursão à Europa com grande sucesso e tem o Estádio na Mooca na Rua Javari e bem como a parte social no Parque da Mooca. O clube foi fundado no dia 19 de fevereiro de 1930.  As cores são "Grená ".

 

 -   N a c i o n a l  -      16/02/1919

 

Os ingleses construíram a " Estrada de Ferro " SÃO PAULO RAILWAY "  que ia de Santos até Jundiaí, e os seus funcionários tinham um clube social no bairro da Lapa e na Rua Comendador Sousa, o Estádio de Futebol, o qual fica em frente hoje aos Centros de Treinamentos do São Paulo F.C. e da S.E. Palmeiras. No ano de 1942, o Governo Brasileiro rompeu relações com os países estrangeiros que estavam em Guerra nos anos desde 1939, guerra que foi até 1945 e o clube foi obrigado a mudar de nome e passou a se chamar "NACIONAL". As cores são "Azul e Branca".

 

-  P a l m e i r a s -      26/08/1914

 

No ano de 1906 até 1914, existia em São Paulo, um clube de grandeza Social e representativo da Colônia Italiana de São Paulo e de nome "SOCIEDADE PALESTRA ITÁLIA". E como era comum nessa época devido as grandes imigrações estrangeiras para São Paulo e como já haviam clubes de futebol representativos das colônias, resolveram os seus Diretores também transformarem o Clube ao Futebol e aí surgir a Sociedade Esportiva Palestra Itália com sede no bairro da Água Branca e cujo estádio foi criado pela Cia.Antarctica. No ano de 1942 também em razão da Guerra de 1942 a 1945, foi obrigado a mudar de nome, e optou em Razão do nome "P " de Palestra, o nome de PALMEIRAS, nome idêntico a já um clube de São Paulo, o Palmeiras que havia terminado em anos passados e fechado o futebol.  Assim surgiu a S.E. PALMEIRAS, com novo Estádio no mesmo local, hoje de nome "Arena Allianz Parque" e bem como uma área social grande. As cores são "Verde e Branca ". 

 

- P o r t u g u e s a -  14/08/1920

 

Nesse ano de 1920, existiam em SÃO PAULO, vários clubes de futebol amador representativos da Colônia Portuguesa de São Paulo, como Lusíadas, Lusitano, 05 de Outubro, Marquês de Pombal, e Portugal Marinhense, e portanto, resolveram os seus clubes fazer uma fusão entre essas entidades e formou-se a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESPORTES, com sede no Largo de São Bento e campo de futebol no bairro do Glicério e dali levaram o clube para o bairro do Canindé, nas antigas dependências do São Paulo F.C. e construíram o Estádio famoso "Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte" e inaugurado em 11 de novembro de 1956. A Portuguesa excursionou à Europa e em razão da ficar com grande quantidade de jogos e invicta, recebeu no Brasil o "Troféu Fita Azul ". Existe no bairro do Canindé onde fica o Estádio a parte social com grandes festas folclóricas de seu conjunto folclórico com músicas e danças folclóricas portuguesas e bem com restaurantes típicos da culinária portuguesa. Por determinação governamental do Brasil também foi obrigada a mudar seu nome, em razão da Guerra de 1939 a 1942 e passou seu nome para não ficar idêntica à Associação Portuguesa de Esportes de Lisboa, entidade de futebol de Portugal, para ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS.

 

Veja na próxima edição, a história do Corinthians e do São Paulo.

 

 

* Adriano Augusto da Costa Filho pertence à Casa do Poeta de São Paulo e ao Movimento Poético Nacional.

          

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!