hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 359 seta O exímio professor musical Fernando Pintassilgo, flautista internacional
23-Mai-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 362 - 1ª quinzena de maio/2019
Image            

Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 5836938
O exímio professor musical Fernando Pintassilgo, flautista internacional PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
15-Mar-2019
Image


Antão Ouriques de Farias

Família de professores musicais. Pai, esposa e filhos. Antonio Fernando de Farias e esposa Alice Lumi Satomi são professores da Universidade Federal de Música de João Pessoa, Paraíba. O filho Kayame professor de música em Uberlândia-MG. A filha Mayama Violino e Rabeca Nordestina. Prof Kayame Lumi Farias fez curso de Violoncelo, Alemanha.

O prof. Fernando Pintassilgo, conhecido internacionalmente, é natural de Boa Vista, Paraíba em 15-3-1951. Gravou o CD “Todas as Flautas” através do Programa Fundo de Incentivo à Cultura de João Pessoa – Funjope (cuja estreia se deu na Bienal Brasileira de Bruxelas, em setembro de 2009, interpretando Flauta Transversal e Flautas Étnicas Nordestina, Andina, Indígena, Tibetana, Indiana, Japonesa e Árabe).

Tocando flauta e marimbau, integra o Grupo Cordas de Caruá do poeta Marco de Aurélio, com a família integra o Trio Lumanka de música instrumental nordestina e japonesa e acompanha o Grupo Janapakoto e o Coro Hakuchino de Música Japonesa. Iniciou seus estudos musicais em Campina Grande no depto. de Educação Musical. Integrou o quinteto Itacoatiara gravando o CD “Visões Sertanejas” em 2002 e 2007, atuando em turnês como a do Projeto Sonora Brasil. Atuou como flautista do quinteto Romançal de Recife.

Gravando Sete Flechas participou de boa parte da discografia de compositores como Antonio Madureira – Estórias e Cantigas de Ninar, Baile do Menino Deus, Lua Cambará e Inventário do Amor. Integrou o Grupo Etnia junto aos compositores Milton Dornellas, sua esposa Alice Lumi e Paulo Ró.

Compartilhou nos programas Antonio Nóbrega e Ariano Suassuna. Participação em Trilhas Sonoras de Filmes 2003 – O Caçador de Miragens, de Elisa Cabral, Prêmio de Melhor Trilha Sonora Deus é Brasileiro, do diretor Carlos Diegues. Ocarinas e Gaita de Caboclinho, Eu Tu Eles, diretor Andrucha Waddington (marimbau). A trilha sonora do filme também ganhou prêmio e foi composta por Oliveira de Panelas, Fernando Pintassilgo e Ana Cristina.

Fernando Pintassilgo fez aperfeiçoamento em São Paulo – ECA – USP de 1988 a 1989. Foi integrante da Orquestra Romançal Brasileira em Recife e do Quinteto Armorial. Faz parte do projeto Sonora Brasil no Quarteto Romançal. O professor flautista tem um grande acervo musical de centenas de flautas internacionais. Antonio Fernando de Farias “Pintassilgo”, é sobrinho do escritor, compositor e poeta lírico Antão Ouriques de Farias, historiador e pesquisador, católico praticante.

Image

 

 

 

O flautista Fernando Pintassilgo, ao centro na foto, forma o Quarteto Romançal

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!