hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 309 seta QUALIDADE DE VIDA
17-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 380 - 1ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                 

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7326240
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
QUALIDADE DE VIDA PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
05-Dez-2016
Image

 

NATAL E ANO NOVO: TEMPO DA ESPERANÇA

 

Marisa Moura Verdade

 

Dezembro é o último mês do ano, finaliza um ciclo de doze meses com duas celebrações importantes – Natal e Ano Novo. Ambas são festas energizadas por motivos religiosos e mundanos, por razões afetivas e interesses comerciais. O espírito natalino é agregador, envolve a celebração da família e da convivência pacífica com a comunidade, convida a estabelecer vínculos cordiais e promove o exercício da solidariedade e da benevolência que fortalece a coesão social.   O espírito do Ano Novo evoca ritos de renovação da vida, nutrindo expetativas de boa sorte e solução para os problemas atuais. Nessa perspectiva, Natal e Ano Novo configuram o tempo da esperança.  

Esperança é sinônimo de expectativa e espera, de fé e certeza de conseguir o que se deseja. A raiz latina do termo é SPES que significa “confiança em algo positivo”. Palavras associadas à esperança geralmente estão ligadas a bons resultados: êxito, bonança e felicidades futuras. Esperanças podem ser bem fundamentadas e realistas ou baseadas em ilusões e autoengano. Nos momentos críticos e de transformação pessoal e social, esperanças verdadeiras nutrem e revigoram a força de vontade e a coragem de lutar por bons resultados no futuro. Falsas esperanças não funcionam bem, o que é desejado dificilmente será alcançado. A esperança não está entre os sentimentos mais estudados cientificamente, mas despertou o interesse de pesquisadores da Psicologia Positiva, uma abordagem que investiga emoções tendo em vista condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e das comunidades.  Esse movimento psicológico pretende enriquecer a ciência da felicidade, o que implica compreender o que faz feliz as pessoas felizes. 

Há um consenso a respeito das diferentes definições de esperança:  ela é considerada uma variável dinâmica e inconstante, avaliada pelo próprio indivíduo, direcionada para o futuro e preocupada com a realização de metas e estados positivos de bem-estar.  Nos processos de transformação pessoal e social, nossas aspirações nutrem a força de vontade e a coragem de lutar por bons resultados no futuro.  Todos nós convivemos com esperanças e medos -  com mais ou menos medo, com mais ou menos esperança.  Conhecemos bem essas experiências, dúvidas e temores acompanham decepções e preocupações pessoais. Nos últimos anos, suportamos a crise econômica, política, moral e ética instalada no Brasil, o que tem provocado muita indignação e insegurança. Todos nós ansiamos por dias melhores. Neste Natal e Ano Novo está sobrando esperança de mudança!  Vislumbramos uma oportunidade única para renovar nossa qualidade de vida: combatendo a corrupção institucional, cultural e moral, cultivando a esperança de viver num país que compartilha o bem comum.

 

 

Marisa Moura Verdade é Mestra em Educação Ambiental, Doutora em Psicologia, especializada em Psico-Oncologia. Autora do livro Ecologia Mental da Morte. A troca simbólica da alma com a morte. (Editora Casa do Psicólogo & FAPESP). E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!