hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 293 seta Veja o pé da saúde no Brás
17-Set-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 370 - 1ª quinzena de setembro/2019
Image                      

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6487334
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim será sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
Veja o pé da saúde no Brás PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
22-Abr-2016


Eduardo Martellotta

 

Desde outubro de 2013 na gerência da Unidade Básica de Saúde – UBS Brás – rua Sampson, 61, a Dra Meire Hiroko Uehara informou ao Jornal do Brás que o local, cujo atendimento se dá pelo SUS, recebe cerca de 100 pessoas por dia, que vêm em busca de vacinas, curativos, acolhimento, ou então que tiveram um mal súbito e gestantes que solicitam o exame pré-natal. O maior movimento se dá às quartas-feiras, por conta da Feira Livre.

Image

Disse ainda que perto de 11.000 pessoas têm cadastro na UBS, por meio do programa Saúde da Família. Meire explicou que 3 equipes divididas em seis agentes comunitários, cuidam de, mais ou menos, 1.200 famílias cada, que têm de 4 a 5 membros. E que o território da UBS abrange 32.000 pessoas, grande parte bolivianos, incluindo a população flutuante, como compradores, sacoleiros etc. “Muitos trabalhadores do comércio local também frequentam a UBS”, completou ela.

A gerente Meire sente a necessidade de ampliar o prédio, por conta da alta demanda. “Na região há muitos prédios irregulares. Não conseguimos ainda achar um prédio apropriado. O preço para alugar o prédio é muito caro”.

Meire disse ainda que na UBS, entre as 3 equipes do Saúde da Família e do atendimento tradicional, há uma que cuida das pessoas em situação de rua, composta por dois médicos, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários, que atuam junto com um agente social e um psicólogo. Ela acrescentou que, dentro da unidade há ainda dois ginecologistas, três pediatras, um clínico geral, uma dentista, auxiliares de enfermagem, uma farmacêutica e dois assistentes técnicos de enfermagem.

 

Campanhas em andamento

A doutora informou também que atualmente, entre as campanhas em evidência, está a vacinação contra a gripe H1N1, desde 11 de abril, para crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, como bronquite e asma. A partir de 30 de abril começa a campanha contra o câncer bucal e a gripe Influenza, e outras são sempre contínuas, como a de combate à tuberculose e a vacinação contra a meningite.

Image

Supervisão Mooca-Aricanduva

A UBS Brás pertence à Supervisão de Saúde Mooca-Aricanduva, que compreende a Coordenadoria de Saúde Sudeste. A secretaria municipal de Saúde conta com 6 coordenadorias: Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro. Cada coordenadoria, explicou Meire, é dividida em 5 supervisões. A Sudeste é composta por Mooca-Aricanduva, Penha, Ipiranga, Vila Prudente-Sapopemba e Vila Mariana-Jabaquara.

Mentor da UBS

A UBS Brás está há cerca de 40 anos na Sampson. O nome da UBS, completou a doutora Meire, – “Dr Manoel Saldiva Neto”, tem origem em um médico que trabalhou durante muito tempo na região Brás. “Às vezes escutamos a porta batendo e dizemos: ´É o Dr Manoel que está por aqui´” – contou ela, finalizando a entrevista. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Mais informações pelos fones 2692-0788 ou 2292-5453.

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!