hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 271 seta Desafios da multipolaridade é tema do ENERI 2015
26-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7370256
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim será sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
Desafios da multipolaridade é tema do ENERI 2015 PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
06-Mai-2015
Image


Congressistas de todo o País participaram do maior encontro de estudantes de Relações Internacionais

 

O reordenamento do sistema internacional é uma discussão constante para os estudiosos em Relações Internacionais, desde o fim da Guerra Fria em 1990. Um mundo em que apenas dois países detêm o poder já não é mais realidade há tempos. Hoje, diferentes países exercem influência em todos os campos, seja o político, o econômico ou o militar.

Mas quais são os desafios dessa nova configuração, chamada de multipolar? Para discutir essa questão, estudantes de todo o País se reuniram com ministros, embaixadores e estudiosos na 20ª edição do ENERI (Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais), dia 22 de abril último, em Brasília.

Na opinião do Embaixador Rubens Ricupero (foto), diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição organizadora desta edição, para o Brasil o maior desafio neste novo contexto de inserção é aumentar a competitividade. “O Brasil não está crescendo mais e se essa situação econômica se prolongar por mais tempo fará com que o país perca ainda mais prestígio”, disse.

O Brasil desempenha um papel importante no sistema internacional, segundo o Embaixador, porque tem uma capacidade para tomar iniciativas diplomáticas importantes. Ele citou, por exemplo, quando o Brasil, junto com a Europa, liderou a última tentativa de garantir o êxito da Rodada Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC), em julho de 2008, e que foi abortada pelos Estados Unidos, a Índia e a China. “Também temos uma papel expressivo nas Nações Unidas na área de Direitos Humanos e o País é incontornável na solução do aquecimento global”, lembrou.

 

Fonte: FAAP/ WN&P Comunicação.

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!