hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 265 seta Distinção entre Harmonia e Evolução nas Escolas de Samba
25-Mai-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 385 - 2ª quinzena de abril/2020
Image                                      

Jornal do Belém Ed 2 - 12/03/2020
Image  
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7934708
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
Distinção entre Harmonia e Evolução nas Escolas de Samba PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
05-Fev-2015
Image


 

Alzira Jorri de Tomei

 

As Escolas de Samba têm características próprias.  Cada uma tem sua própria história, seu cheiro, seu tempero, seu jeito especial de ser; não há riqueza maior para uma agremiação que não seja seu componente. E ele pode ser você, que já pretendeu fazer parte de alguma Escola e nunca se aproximou de nenhuma. É assim que funciona: Gerente de todo o projeto de carnaval nas Escolas, o Diretor Geral de Carnaval supervisiona todos os segmentos da escola, visando o todo, focando o tempo em que o grande teatro passa na avenida: Bateria, Direção de Harmonia, Carro de Som, Mestre-sala e Porta-Bandeira, Alegorias e tudo mais. A Direção de Harmonia monta a Escola, tem relação direta com o componente e sua organização, foca a diretoria organizando a Escola. Ainda mais, harmoniza a Escola com o carro de som, com o entrosamento entre o canto e a dança. O que é cantado pelo componente deve estar rigorosamente pautado no ritmo da Bateria. Mas para o leigo, fiel frequentador de quadra nos momentos de diversão, fica fácil confundir Harmonia com Evolução.  A outra parte da Direção de Harmonia é cuidar da Evolução da Escola, tentando fazer, sem risco, o desfile fluir na avenida, fazendo com que ela consiga desenvolver um trabalho minucioso e cansativo, produzido no barracão.

É desconhecido o fato de que é necessário estudar, buscar informações, acompanhar orientadores que possam dar direcionamento aos componentes, “brincalhões”, que têm como objetivo principal a diversão, a folia. Administrar essa grandiosa gestão é missão para a minoria, é papel de quem não se envolve com a farra, de quem conhece que nesse ambiente existe ordem, História, tradição, usos, costumes e, acima de tudo, a afro-descendência. Se você nunca entendeu exatamente toda essa tramitação, caro leitor, vale a pena aprender. Se os outros países se interessam por esse assunto da forma como deve ser feita, nós brasileiros temos esse dever intelectual e moral.

 

Alzira Jorri de Tomei, brasense, 58 anos, é Docente na Universidade Nove de Julho e Professora de Antropologia Jurídica na Faculdade Santa Rita, formada em Letras, Direito e Gestão Administrativa e especialista em Psicopedagogia.

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!