hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 252 seta Nova 4E promove integração de pessoas especiais
16-Jun-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 364 - 1ª quinzena de junho/2019
Image              

Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 5997591
Flash de Notícias

Apartir de agora estará disponiveis para downloads as Edições do Jornal do Brás em pdf, para que o internauta leia na integra o nosso jornal. Entre na seção de Edições do menu principal.

Caso não tenha um leitor de PDF, entre em www.adobe.com e baixe a última versão do Adobe Reader.

Webmaster

 
Nova 4E promove integração de pessoas especiais PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
08-Jul-2014

Cerca de 120 usuários, jovens e adultos, todos com deficiência intelectual, participam de diversas oficinas e atividades externas

 

Eduardo Cedeño Martellotta

Fotos: Gil Cabral

 

A Nova 4E – Entidade Especializada em Pessoas Especiais, situada na rua Bresser, 2.701, é uma associação sem fins lucrativos que existe há 46 anos no bairro da Mooca e não tem preocupação com a educação formal. Afinal, seus 120 usuários são pessoas especiais (com deficiência intelectual) que participam de diversas oficinas – artesanato, pintura, música, culinária e educação física, todos com imensa alegria, inclusive com a presença da comunidade.

Presidida há oito anos por Débora Iacono Daguano, a entidade foi fundada em 23 de agosto de 1967. Seus fundadores, um grupo de pais, tinha filhos com deficiência intelectual e inicialmente colocaram o nome 4E – Escola Especial para Educação de Excepcionais. Débora disse ao Jornal do Brás que o local mantém um convênio com a secretaria municipal de Assistência Social, recebendo uma verba mensal, e promove eventos com o objetivo de fazer a socialização dos usuários, entre eles uma Feira Cultural e o Pedágio da Primavera.

A gerente de serviços Rita de Cássia do Carmo explicou que o diferencial da Nova 4E é atender adultos e a terceira idade. Para isso, conta com uma equipe composta por coordenadores, técnicos, orientadores sócio-educativos, área de apoio (auxiliares de limpeza e de cozinha), além da equipe da secretaria de Assistência Social.

Rita informou que os usuários, que moram na região e nas adjacências, ficam na entidade das 7h30 às 12h30 e das 12h30 até 16h30, e fazem, além das oficinas, atividades externas, para desenvolvimento da sua coordenação motora. Ela destaca que os usuários são dóceis e tem um comportamento bem próximo da normalidade.

 

Confecção de flores, passeios e visita de personalidades

A coordenadora pedagógica da Nova 4E, Maristela Pereira da Silva, contou que as pessoas especiais do local se interagem entre si e que a convivência entre elas é normal, namoram e conversam como uma pessoa normal. “Mantemos o diálogo com elas. Todos os temas discutidos lá fora são discutidos aqui”, ressaltou Maristela na entrevista.

As atividades atuais estão voltadas à Copa do Mundo, informou Rita. Eles se vestem com a camisa do Brasil nos dias de jogos da Seleção. Quando é realizado o Pedágio da Primavera, em setembro, os usuários confeccionam flores e vão às ruas – nos faróis, no comércio e na Subprefeitura Mooca, para integrá-los ao meio social. Fazem passeios em cinemas, parques de diversão, supermercados e museus (já estiveram no Catavento), e a cada dois meses, visitam a Biblioteca Affonso Taunay, onde participam de oficinas, com Contação de Histórias.

Várias personalidades famosas já estiveram na Nova 4E. Rita lembra que a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, o ex atleta olímpico, nosso saudoso João do Pulo, jogadores do Corinthians e o apresentador Gugu Liberato foram algumas delas.

A felicidade dos usuários, é o fator mais importante, finaliza Rita. “Sinto-me feliz em atender uma demanda que as organizações não se preparam para receber. Se nós não os atendermos, ficam em casa, segregados com as famílias e envelhecendo, adquirindo doenças mentais, porque ficam isolados. Aqui eles estão sempre de bem com a vida”.

A Nova 4E será contemplada na Tarde de Chá dia 29 de julho próximo, com doação de alimentos. A entidade atende pelos fones 2693-4777 e 2693-0433. Tem página no Facebook e site - www.nova4e.org.br .

 

Image

 

 

 

Esperança

A presidente da Nova 4E Débora Iacono Daguano diz: “Quando eu vim para cá, tinha um olhar diferente para o deficiente. Hoje vejo a alegria dos usuários. Eles ensinam tanto para a gente. Estar com eles é aprender sempre, saber que há esperança em um mundo melhor”

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

União

Rita de Cássia, gerente de serviços, ressalta a união da equipe de trabalho com os pais. “Sem essa união não chegaríamos a lugar nenhum. Com ela, estamos conseguindo mudar a visão que os pais têm lá fora da pessoa especial”

 

 

 

 

 

 

Image

 

Trabalho prazeroso

Maristela Pereira da Silva, coordenadora pedagógica, que trabalha há 28 anos na Nova 4E, relata que é muito prazeroso e gratificante trabalhar na entidade. “Nós nos amamos muito. Ao olharmos para eles, não vemos maldade. Ao mesmo tempo, eles vivem com intensidade todos os sentimentos que uma pessoa normal vive, dentro da ingenuidade deles. Para as pessoas especiais, não existem barreiras”, diz

 

 

 

 

Image

 

 

Alegria estampada no rosto das pessoas especiais

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Prédio da Nova 4E

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!