hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 239 seta Poupe sua coluna
17-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 380 - 1ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                 

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7327528
Flash de Notícias

A partir de agora estarão disponiveis para downloads as Edições do Jornal do Brás e do Jornal do Belém em pdf, para que o internauta leia na íntegra os nossos jornais. Entre na seção de Edições Jornal do Brás e Edições Jornal do Belém do menu principal.

Caso não tenha um leitor de PDF, entre em www.adobe.com e baixe a última versão do Adobe Reader.

Webmaster

 
Poupe sua coluna PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
21-Out-2013
Image


Dra. Maria Tereza Carneiro Pires*

 

Já ouviram que a nossa coluna é o esteio do corpo?  As vigas do edifício? Pois é. Assim funciona a nossa coluna, que nada mais é que um conjunto de ossos empilhados, separados por coxins de amortecimento de impacto e que têm no seu interior órgãos nobres que vão inervar os vários segmentos do nosso corpo. Assim, a nossa coluna vertebral é um intrincado de ossos, cartilagens, nervos que dão mobilidade e sustentação para que fiquemos em posição ereta, para que andemos sobre dois pés e façamos todas as nossas atividades no dia a dia. Sua importância é vital para a nossa qualidade de vida e as patologias de coluna são extremamente dolorosas e, por vezes, incapacitantes.

Portanto, prevenir problemas é necessário. Se refletirmos sobre as diversas posturas que assumimos todos os dias na nossa vida moderna poderemos perceber o quanto a nossa coluna é penalizada e não nos damos conta. Passamos horas a fio no trânsito, na direção de veículos em bancos não ergonômicos, tensos, eternidades na frente de computadores, sentados, muitas vezes tensionando músculos desnecessariamente, caminhamos pouco e quando o fazemos nem sempre é com o calçado e a postura adequados. E para prevenir agravos devemos prestar atenção a algumas coisas:

- será que permanecemos sentados, ou mesmo em pé, da maneira correta? Ombros para trás, com a coluna reta, de maneira confortável, mas reta e sem forçar? É importante para que não forcemos as estruturas de nossa coluna desnecessariamente.

- ao sairmos para caminhar, o calçado é adequado? É importante escolher calçados ventilados, leves e, de preferência, com amortecedores de impacto se quisermos correr.

- as bolsas e mochilas pesadas são um problema à parte. Devem ser fortemente evitadas.

- ao levantar/ carregar objetos pesados devemos sempre utilizar musculatura mais potente, como a das pernas. Portanto, ao levantar um objeto jamais dobre a coluna. Agache com uma das pernas à frente e assim o erga.

- alongar a coluna pode prevenir muitas dores. É questão de hábito.

Para orientações mais detalhadas procure seu ortopedista.

 

 

*Dra. Maria Tereza Carneiro Pires é Médica do Trabalho

http://carneiropires.wordpress.com/

http://carneiroemelosaudeocupacional.wordpress.com/

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!