hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 231 seta Reciclázaro participa da Virada Sustentável
23-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7355089
Reciclázaro participa da Virada Sustentável PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
19-Jun-2013


Eduardo Cedeño Martellotta

A Virada Sustentável aconteceu de 6 a 9 de junho na Capital e um dos locais que recebeu o evento foi o Cefopea – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, que fica na av. Ariston Azevedo, 10 - Belém.

Durante todo o dia 6 de junho último, a Associação Reciclázaro, que trabalha em parceria com o Cefopea, a Casa São Lázaro e a Casa de Simeão, promoveu à população diversas atividades, entre elas a Cantata de Saudação ao Meio Ambiente, pelo Coral da Guarda Civil Metropolitana, que abriu o evento.

Image

Depois, teve oficinas de origami, a inauguração do Cineco – Cinema Ecológico, Teatro de sensibilização sobre o uso racional da água, pelo Programa de Áreas Verdes Saudáveis (PAVS), Apresentação de maracatu, cirandas e moçambique com o Ballet Popular Cordão da Terra, Contação de Histórias – mitos e lendas indígenas, de temática ambiental, Colar Falante, Dinâmica sobre consumo consciente, ministrada pelo Programa de Áreas Verdes Saudáveis (PAVS), e outras.
O programa do evento foi complementado com a instalação de cama elástica para recreação do público infantil e distribuição de sorvete e pipoca, gratuitamente, durante as exibições de cinema.

Image

Reciclar e reaproveitar

Júlio é oficineiro na Casa São Lázaro, localizada na rua Brigadeiro Machado, 243 – Brás, fone 2693-8015. Ele ensina as técnicas de artesanato a 26 artesãos no lugar.

Júlio disse que existem diferenças entre reciclar e reaproveitar. A reciclagem é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

O reaproveitamento ou reutilização consiste, de acordo com Júlio, em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

 

Image

Artesã mostra o que faz

É possível reaproveitar todo material que, aparentemente não serve para nada, como garrafas, latinhas, caixinhas tetrapack, restos de tecidos e de vidro, e transformar em arte. Como faz a Denize Bohm, artesã da Casa São Lázaro, albergue do Brás que tem uma oficina que gera renda aos artesãos do local.

Seus objetos coletados viram saboneteiras, colares, anéis, brincos, tábua de frios, carteiras, etc, através da oficina “Recicla Tudo”, onde ela explica que tudo é reaproveitado, tudo mesmo, com muita criatividade.

 

Image

Colar Falante

Claudia Cassiano do Reciclázaro mostrou o colar falante, trazendo uma mensagem para os alunos da Escola Municipal Anália Franco, vizinha do Cefopea. Os alunos montaram peça por peça e escreveram textos em cada pingente. Claudia contou que uma chave no centro do colar, trouxe os dizeres: “Você é peça chave para um mundo sustentável”.

 

 

Image

 

 

Horta produzida no Cefopea

 

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!