hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 230 seta Dia dos Namorados
26-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7369863
Flash de Notícias

Prezados Amigos,
Prezadas Amigas,


Permitimo-nos apresentar para sua apreciação, a primeira edição do Jornal do Belém, de portas abertas e páginas abertas à disposição dos moradores da região, empresários, autoridades, lideranças comunitárias e simpatizantes, com a mesma dedicação dos mais de 30 anos de nosso Jornal do Brás.
Ao ensejo, rogamos seu incentivo para essa nova bandeira da Região Brás/Belém.

Abraço Fraterno,
Milton George

 


 
Dia dos Namorados PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
04-Jun-2013

Uma longa história de amor

Image

Filomena Pécora*

 

O Dia dos Namorados provavelmente se originou numa festa que era realizada na Roma Antiga e que se chamava Lupercalia.

Naquele tempo, lobos violentos vagavam pelas florestas próximas. Os romanos evocavam o deus Lupercus, para mantê-los distantes. A festa em homenagem a Lupercus era celebrada no dia 15 de fevereiro, comemorando a chegada da Primavera (no Hemisfério Norte a primavera começa em março). Uma das tradições da festa de Lupercalia era o jogo dos nomes. As jovens garotas escreviam seus nomes em pedaços de papel e os colocavam em jarras. Cada rapaz tirava um papel. A garota cujo nome ele tirasse seria sua pretendente durante o resto do ano.

Diz a lenda que a data passou a ser conhecida como Valentine´s Day por causa de um padre romano. Ainda no início do Cristianismo, o imperador Claudius II ordenou que os soldados romanos não se casassem ou ficassem noivos. Ele temia que se os homens se casassem prefeririam ficar em casa com suas famílias do que ir à guerra. Mas o padre Valentine desafiou o imperador casando os jovens casais em segredo. Por isso, ele foi preso e morto num dia 14 de fevereiro, véspera do Dia de Lupercalia. Depois de sua morte, Valentine foi canonizado. E quando Roma se tornou cristã, os padres mudaram a festa da Primavera de 15 para 14 de fevereiro. Agora a data passava a homenagear Saint Valentine no lugar do deus Lupercus.

Image

O Valentine´s Day ainda é comemorado nesta data nos Estados Unidos. Não se sabe ao certo porque no Brasil o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho. Mas, como esta se tornou outra importante data no calendário do comércio é provável que tenha sido empurrada para mais longe do Natal e Dia das Mães.

 

 

 

Image

 

Apesar de todos os conceitos, o importante é valorizar o romantismo, na fé de se unir os casais tal como foi preconizado por Ele, Nosso Senhor Jesus Cristo. Viva o Amor, Viva a União de todos aqueles que Amam, Viva o Dia dos Namorados.

 

 

 

*Filomena Pécora é historiadora e colunista do Jornal do Brás

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!