hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 167 seta Teatro homenageia uma das grandes figuras do humorismo brasileiro
18-Ago-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 368 - 1ª quinzena de agosto/2019
Image                    

Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 6329636
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
Teatro homenageia uma das grandes figuras do humorismo brasileiro PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
13-Out-2008

Por Eduardo Cedeño Martellotta

Neste mês, completam-se 100 anos do falecimento de Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo, que dá nome ao teatro localizado na Mooca, na av. Paes de Barros, 955.

Nascido em São Luiz do Maranhão, em 7 de julho de 1855, Arthur foi introdutor do teatro musicado no País, autor de mais de 70 peças, quase todas de comédias de costumes. Atuou como jornalista e em muitos casos escrevia sob pseudônimo. Além de poeta, contista, teatrólogo, escreveu mais de cem comédias. Seu irmão, Aluízio Azevedo, foi autor de importantes romances, a exemplo de “O Cortiço”.

Arthur também foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 22 de outubro de 1908, pouco antes do término da construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pela qual sempre lutou.

O Teatro Arthur Azevedo, inaugurado em 2 de agosto de 1952, é considerado pelos moquenses um patrimônio cultural e importante ponto de referência, marcante tanto na paisagem urbana quanto na cultural.

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!