hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 223 seta Salve São Paulo de Piratininga - O Brás de ontem e de hoje
22-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7348637
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades? cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
Salve São Paulo de Piratininga - O Brás de ontem e de hoje PDF
Classificação: / 1
FracoBom 
30-Jan-2013

ImageAntão Ouriques de Farias

Voltamos ao passado, para mostrar à geração do presente e às do amanhã, que, sem o passado, não há presente nem o futuro.

O advento da história do Brás

A chácara José Brás, o Berço da Indústria e do Comércio constituem verdadeiro esteio da economia paulistana cuja pujança dá bem uma ideia do valor da contribuição da imigração europeia.

 

Fatores que contribuíram para a industrialização de São Paulo

Às vésperas da primeira Guerra Mundial, Brás e Mooca já se definem como bairros industriais, com suas habitações coletivas, de um lado, e com a instalação das indústrias de outro, com duas primeiras escolas técnico-profissionais no Brás.

Entre 1915 e 1917 São Paulo se desdobrará para atender às exigências do mercado nacional, desprovido em virtude da guerra de produtos estrangeiros.

Ao descrever a história do tradicional bairro do Brás, hoje podemos registrar, com toda verdade, ser o maior bairro comercial da América Latina.

Embora São Paulo seja uma cidade cosmopolita com grande população de europeus, São Paulo não é mais a cidade dos italianos.

O Brás tem gente de vários continentes. Atualmente, a maior parte dos industriais e comerciantes já são brasileiros, em especial do nosso Nordeste.

 

Viaduto no Brás eterniza maestro

Homenageio meu professor desembargador Alberto Marino Junior. O viaduto do Brás tem o nome do pai do prof. Marino Jr, o Maestro Alberto Marino.

O primeiro viaduto construído no bairro do Brás, com 367 metros de comprimento e 16 de largura, está hoje precisando de um alargamento da calçada.

É bem significativo o nome escolhido para o viaduto Maestro Alberto Marino. Nascido no Brás em 1902 era ele prof. de violino, tendo composto várias músicas e entre elas, “Rapaziada do Brás” e “Senhoritas do Brás”. Figura bastante popular, costumava percorrer as ruas do bairro em alegres serenatas. A “Rapaziada do Brás”, música que teria sido gravada dez anos depois e cujo título de documentação foi transcrito em parte para piano, tem letra de Alberto Marino Jr (1960).

O professor Alberto Marino Junior foi advogado, promotor, juiz e desembargador. E além de tudo, meu professor em Direito Penal (3º - 4º ano). Ao meu exímio saudoso prof. Alberto Marino Junior, a minha eterna gratidão e é para ele que faço essa homenagem póstuma. Que Deus o ilumine eternamente.

 

Antão Ouriques de Farias é escritor, historiador e pesquisador.

 

Image

 

 

Linha de bonde no cruzamento da avenida Rangel Pestana com a rua Piratininga. A placa "carro para operários" indica o uso de carros com preços diferenciados para trabalhadores1916. Foto: Acervo da Fundação Energia e Saneamento

 

 

 

 

Image

 

 

O saudoso Maestro Alberto Marino, autor da música “Rapaziada do Brás”

 

 

 

 

 

Image

 

 

Viaduto Maestro Alberto Marino no Brás

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Vista panorâmica a partir da torre da Estação da Luz em direção ao Brás1913. Foto: Acervo da Fundação Energia e Saneamento

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!