Estão abertas as inscrições da 5ª Edição do Programa Agentes de Governo Aberto. Até o dia 26 de abril, os interessados poderão inscrever seus projetos de oficinas em seis eixos temáticos relacionados a Governo Aberto. O comunicado sobre o Edital de credenciamento foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no sábado, 28 de março, e está disponível no link www.prefeitura.sp.gov.br/agentesdegovernoaberto.

O programa promoverá oficinas gratuitas sobre governo aberto à população de todas as regiões da cidade. Os inscritos irão concorrer a 32 bolsas de Agentes de Governo Aberto para desenvolverem oficinas entre agosto e dezembro de 2020. A remuneração será proporcional às horas de oficinas realizadas. O valor bruto da bolsa é de R$ 6 mil  referentes a 40 horas de realização mais 20 horas de planejamento de oficinas, distribuídas ao longo de 4 meses, com término em 13/12/2020.

Categorias de inscrição de projetos: 
1) Transparência, dados abertos e acesso à informação 
2) Participação Social e Colaboração 
3) Inovação, Tecnologia Aberta e Inclusão Digital 
4) Comunicação e Mídias alternativas e colaborativas 
5) Controle Social e Combate à Corrupção 
6) Processos Legislativos e Relações Governamentais

O edital é realizado pela Supervisão para Assuntos de Governo Aberto, da Secretaria do Governo Municipal, e pela Controladoria Geral do Município. É um projeto de formação em Governo Aberto promovido no âmbito do Programa de Metas de 2019 e 2020 da Prefeitura de São Paulo. Estima-se que sejam realizadas mais de 1000 horas de oficinas, com duração de 2h30 ou 3h20 cada. Entre os mais de 200 locais que pré-agendaram oficinas para essa edição, podemos citar: CEUs, bibliotecas, Supervisões Técnicas de Saúde, Subprefeituras (Conselhos Participativos Municipais), Centros de Cidadania, FabLabs, DigiLabs e Telecentros.

Inscrições de Agentes de Governo Aberto 
Inscrições online - (Portal SP 156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?conteudo=3107) no período de 28/03 a 26/04.

Podem concorrer às vagas de Agentes de Governo Aberto: maiores de 18 anos, com vínculo comprovado com a cidade de São Paulo (mora e/ou estuda e/ou trabalha no município), com conhecimento na temática do seu projeto há, no mínimo, um ano, e com disponibilidade de horário para oferecer as oficinas formativas propostas e comparecer aos Encontros Formativos obrigatórios.

Observação: De acordo com os itens 19.8 e 19.9 do Edital, há possibilidade de alteração das etapas de seleção de Agentes e de execução das oficinas em função do enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.