hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 205 seta Flashes do Nordeste
25-Mai-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 385 - 2ª quinzena de abril/2020
Image                                      

Jornal do Belém Ed 2 - 12/03/2020
Image  
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7934734
Flashes do Nordeste PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
24-Nov-2011
Image

Antão Ouriques de Farias

 

“O Advento do Brasil”

O País nasceu no Nordeste

 

Capítulo 6: Natal, capital do Rio Grande do Norte

 

Image

O Forte dos Reis Magos, estrategicamente localizado na confluência da foz do Rio Potengi, foi fundada cidade no dia 25 de dezembro de 1599, e seu nome homenageia a data em que se comemora o nascimento de Cristo.

Em 1597, segundo relato de Frei Vicente de Salvador Jerônimo de Albuquerque, chegou à foz daquele rio comandando uma frota, fundou um povoado e constituiu uma fortaleza que se chama Forte dos Reis Magos, com a finalidade de assegurar a posse do território a Portugal e afastar os franceses que comercializavam com os índios. Em torno deste forte, formou-se um aldeamento, que posteriormente deu origem a cidade de Natal. Em 1633, a cidade caiu no domínio holandês e manteve seu aspecto colonial até 1930.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Natal sofreu grandes modificações ao sediar a base militar aliada que abastecia as tropas americanas no norte da África. Atualmente, Natal abriga uma base de lançamentos de foguetes no centro de pesquisas espaciais de Barreira do Inferno, sob o comando do Ministério da Aeronáutica. O terreno arenoso com dunas e enseadas e o cordão de arrecifes, praieiros que acompanhavam a costa onde se encontra a cidade, formam belas praias, com grande confluência turística. A atividade portuária é responsável pela maior parte das exportações do Estado, que produz xelita, tungstênio, produz o melhor algodão do Brasil e cera de carnaúba, no setor industrial, destacam-se a construção civil e as indústrias de confecções.

O maior cajueiro do mundo está localizado na praia de Pirangi do Norte, situada no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, na Região Metropolitana. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira.

Image

Monumentos históricos e artísticos, Museu de Minérios e o importante Museu do grande filho de Natal, o historiador “Luis da Câmara Cascudo”, entre maiores do mundo em Antropologia e no folclore, merecem ser visitados.

A bela capital Natal, com seu clima tropical, temperaturas variando entre 20 e 30 graus e sol o ano inteiro, encanta pela beleza das praias de Genipapu, Ponta Negra, Mureú e do Forte, verdadeiros paraísos banhados pelas águas claras e tépidas do Atlântico Sul.

Salve Natal, a terra de “Luis da Câmara Cascudo”.

 

Antão Ouriques de Farias é historiador e pesquisador. 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!