hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 198 seta Sub Mooca anuncia projeto pioneiro para idosos
22-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7351793
Flash de Notícias

Prezados Amigos,
Prezadas Amigas,


Permitimo-nos apresentar para sua apreciação, a primeira edição do Jornal do Belém, de portas abertas e páginas abertas à disposição dos moradores da região, empresários, autoridades, lideranças comunitárias e simpatizantes, com a mesma dedicação dos mais de 30 anos de nosso Jornal do Brás.
Ao ensejo, rogamos seu incentivo para essa nova bandeira da Região Brás/Belém.

Abraço Fraterno,
Milton George

 


 
Sub Mooca anuncia projeto pioneiro para idosos PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
23-Mai-2011

Image

Eduardo Cedeño Martellotta

Uma ação pioneira e única entre as subprefeituras de São Paulo foi anunciada pela Subprefeitura Mooca dia 19 de abril último. É o Projeto Bairro Amigo do Idoso, que visa o envelhecimento ativo dos idosos na área sob sua jurisdição, composta da Água Rasa, Belém, Brás, Pari, Mooca e Tatuapé.

As audiências já foram realizadas. A do Brás foi dia 2 de maio último na Oficina Cultural Amacio Mazzaropi (av. Rangel Pestana. 2.401).

Durante sua explanação, o subprefeito da Mooca, coronel Rubens Casado disse que o projeto contará com intervenções em sete frentes: Calçadas, Mobiliário Urbano, Acessibilidade, Cidade Limpa e Vitrine, Bueiros, Tapa-Buraco e Árvore, Cortiços e Defesa Civil. As áreas de intervenções foram escolhidas por conta da maior concentração de pessoas, principalmente pedestres, como no caso das ruas estruturais e coletoras, além das vias que possuem equipamentos sociais de saúde, educação, entre outros.

 

Etapas

“O idoso aponta a demanda, vamos verificar qual tipo de ação, se é de fiscalização ou de obra, aí em seguida desenvolveremos atividade para promover a benfeitoria”, explicou o subprefeito. O comitê gestor do projeto, informou, vai levar as demandas para a Subprefeitura, que agilizará o atendimento. Serão trabalhadas as calçadas de padarias, farmácias, bancas de jornal e igrejas, lugares com grande concentração de idosos, ressaltou.

A Subprefeitura Mooca tem 18% dos idosos da cidade de São Paulo, segundo ele. “Temos que buscar condições, para que os idosos de 2050 tenham melhor qualidade de vida”, disse.

Casado destacou ainda que em breve começarão as reformas das calçadas das avenidas Rangel Pestana e Celso Garcia.

 

Áreas de implementação

Na região, alguns pontos foram selecionados para dar início às atividades do projeto. No Brás, o Largo da Concórdia e mais 17 vias do entorno. No Pari, a Praça Padre Bento. No Belém, o Sesc Belenzinho entre a avenida Álvaro Ramos e rua Tobias Barreto, e mais sete vias.

 

Delegados do Brás

Ao final da audiência, foram eleitos três delegados do bairro do Brás para a Conferência Regional da Sub Mooca que será dia 17 de junho, das 13h às 17h na Universidade São Judas Tadeu: Márcia Sakurata, Marlene Capela e Maria da Silva Góes. Ao todo, serão 18 delegados eleitos nas audiências públicas de todos os distritos da subprefeitura e mais 3 delegados indicados pelo subprefeito representando o poder público municipal. “Os delegados terão direito a voz e voto e apresentarão os resultados das reuniões”, disse Casado.

 

Image

 

 

Marina Ueno é líder comunitária do Brás e da região do Parque D. Pedro. Ela mais uma vez reclamou da falta de iluminação na área, de remédios e pronto-socorro 24 horas. “Já fui assaltada 27 vezes no Parque D. Pedro. Estou cansada”, desabafou ela.

 

 

Image

 

Márcia Sakurata é da Associação Amigos da Praça. “A calçada da rua Piratininga está muito esburacada, em razão dos maquinários e precisa de mais atenção. E a calçada ao lado do Parque Benemérito José Brás está cheia de lixo. Também gostaria que o ponto de ônibus da linha Grajaú-Metrô Brás fosse deslocado para outro lugar na calçada”, reclamou ela.

 

 

 

Image

 

Dinael Wilson Milochi é o 1º secretário do Conselho Municipal do Idoso. “Hoje não vou me referir a assuntos relacionados ao Brás porque não é o caminho em que eu me encontro para poder dizer a respeito das dificuldades que existem para os idosos: sensibilidade das calçadas e os hospitais”. Dinael lembrou que o Conselho Municipal do Idoso foi criado na gestão da então prefeita Luiza Erundina, em 1992.

 

Image

Silvana é assessora do vereador Adilson Amadeu. Ela falou sobre o projeto dos Cuidadores Leigos, de autoria do vereador. “O vereador está defendendo a criação de um programa de atendimento ao idoso carente e famílias carentes do cuidador leigo”, disse ela. Outra preocupação do vereador é com o diabetes. “Adilson está defendendo um programa, não só para idosos, mas para todos os diabéticos, no sentido de dar um atendimento multidisciplinar, e também a culinária saudável, que vai dar indicações de como melhorar a comida para o diabético ou hipertenso”. Silvana sugeriu também que os postos de saúde pudessem recolher medicamentos sem uso, dentro da validade e que possam ser doados a outras pessoas. “O Hospital das Clínicas já faz isso”, finalizou.

 

Image

 

A presidente do Rotary Club Brás Maria Luiza disse que a entidade já faz há muito tempo a seleção de medicamentos. “Fazemos a campanha entre rotarianos. A campanha funcionou mais com os jovens do bairro. Temos medicamento disponível no Colégio Bom Jesus do Pari e estamos dispostos a ajudar quem precisa. Somente os medicamentos dentro da data de validade vão às pessoas necessitadas”. 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!