hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 180 seta QUALIDADE DE VIDA
17-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 380 - 1ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                 

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7325538
Flash de Notícias

A partir de agora estarão disponiveis para downloads as Edições do Jornal do Brás e do Jornal do Belém em pdf, para que o internauta leia na íntegra os nossos jornais. Entre na seção de Edições Jornal do Brás e Edições Jornal do Belém do menu principal.

Caso não tenha um leitor de PDF, entre em www.adobe.com e baixe a última versão do Adobe Reader.

Webmaster

 
QUALIDADE DE VIDA PDF
Classificação: / 0
FracoBom 
28-Mar-2011
Image

Dia Internacional da Mulher

*Marisa Moura Verdade

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em muitos países ao redor do mundo.  Sua história vincula-se à luta feminina por melhor qualidade de vida e de trabalho, acompanhando o movimento das operárias do final do século XIX e início do século XX.

A primeira proposta de um dia dedicado às mulheres surgiu em 1910, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhagem, segundo historiadores ainda sem definir uma data precisa. Apenas em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, ficou definida a comemoração do Dia Internacional da Mulher em 8 de março. Dois anos depois, em dezembro de 1977, foi proclamado um Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e a Paz Internacional, a ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, em conformidade com suas tradições históricas e nacionais. Esta resolução reconhece o papel das mulheres nos esforços de paz e desenvolvimento e propõe o fim da discriminação e o aumento do apoio à participação plena das mulheres em todas as esferas da vida social.

Atualmente, a celebração do Dia da Mulher apresenta diferentes sentidos: para alguns é uma data festiva, a ser comemorada com flores e bombons; para outros, trata-se de evento dedicado ao reconhecimento das conquistas femininas sem levar em consideração divisões nacionais, étnicas, culturais, econômicas ou políticas. O simbolismo da data tem um significado maior para mulheres de todo o mundo: é um tempo para refletir e avaliar quão longe chegou o chamado “sexo frágil” com suas lutas por igualdade, paz e desenvolvimento.

Assim, o Dia Internacional da Mulher simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, eles e elas conscientizados de que as diferenças biológicas precisam ser respeitadas sem que sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher.  A construção de uma nova consciência feminina segue de perto reivindicações por melhores salários, pela redução das jornadas e pela proibição do trabalho infantil. A tradicional visão da mulher como sexo frágil se transforma. Após décadas de conquistas femininas, a condição de fragilidade torna-se secundária frente aos desafios e obstáculos superados com determinação e sucesso.  Dos esportes à política, foram muitas as batalhas vencidas por mulheres do mundo inteiro em busca dos direitos femininos.

A mulher batalhadora e independente, ciente de seus direitos perante a sociedade vem derrubando tabus, revolucionando tradições, marcando presença em diferentes campos de atuação. Os resultados alcançados pelas mulheres são valiosos e muitas vezes compartilhados com os homens, especialmente os parceiros dotados de sensibilidade para reconhecer que preconceito, discriminação, violência e desigualdades sociais ainda são um tormento para muitas mulheres do mundo.

*Marisa Moura Verdade é Mestra em Educação Ambiental, Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Especializada em Psico-Oncologia.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!