hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias Jornal do Brás seta Edição 180 seta Sintrapel exalta a sua pujança
20-Fev-2020
 
 
Menu Principal
Início
Edições Jornal do Brás
Notícias Jornal do Brás
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Aniversário do Brás
Revista O Brazinha
Edições Jornal do Belém
EDIÇÃO 381 - 2ª quinzena de fevereiro/2020
Image                                  

Jornal do Belém Ed 1 - 20/01/2020
Image
Redes Sociais
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 7340510
Sintrapel exalta a sua pujança PDF
Classificação: / 1
FracoBom 
25-Mar-2011
Image

No último dia 18 de fevereiro o Jornal do Brás foi conhecer as instalações do SINTRAPEL - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça de São Paulo, ABCDM, Osasco, Taboão da Serra e Região.

Geraldo Cândido de Morais é presidente do SINTRAPEL. Oriundo do município de Colômbia, região de Barretos, Geraldo lembrou, em entrevista ao Jornal do Brás, que o sindicato foi fundado em 1944. “Foi quando começaram as indústrias de fabricação de papel. A primeira foi a Companhia Melhoramentos de Papéis, em Caieiras”, disse. Segundo Geraldo, hoje existem em torno de 350 empresas, na Grande São Paulo, todas assessoradas pelo SINTRAPEL.

Devido à situação dos poluentes, hoje não existem mais fábricas de papel na Capital, e sim, artefatos. “A água que é utilizada na empresa de fabricação precisa ser tratada”, contou Geraldo. As empresas de artefatos fazem o beneficiamento do papel. “Uma chapa de papelão é transformada em embalagem”, completou Coelho, da diretoria do sindicato.

 

Tratamento odontológico gratuito

A função do sindicato é trazer melhores condições de trabalho para seus associados. “Queremos ampliar o quadro associativo”.

O SINTRAPEL tem atuação bastante forte. “Atua nas áreas de saúde de segurança, defendendo os direitos do trabalhador, na área de formação sindical, e qualificação profissional”, disse Coelho.

Com 8.000 associados em sua área de atuação – Capital e mais 23 municípios, o SINTRAPEL distribui mensalmente um informativo aos trabalhadores divulgando os serviços que tem à disposição. “Um dos serviços que prezamos aqui é o tratamento odontológico, gratuito. Temos 11 ambulatórios para o trabalhador e sua família”, contou Zezinho, um dos diretores do SINTRAPEL. Esse tratamento atende todos os 23 municípios, com 3.600 atendimentos mensais.

 

Hospital próprio, clube de campo e colônia

Outro importante benefício ao associado do sindicato é que o hospital do SEPACO – Serviço Social nas Indústrias de Artefato de Papel e Papelão do Estado, que pertence à categoria papeleira, dá atendimento médico, de qualidade, aos associados do SINTRAPEL.

O SINTRAPEL oferece também um clube de campo no Itaim Paulista, com área de 30.000 m² e uma colônia de férias em Praia Grande. A entidade tem apoio dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Aldo Rebelo.

 

As lutas do SINTRAPEL

Geraldo explicou que entre as lutas do sindicato, está a de reduzir a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. “Quando a Constituição previa 48, já tínhamos 44 horas semanais”, explicou Geraldo.

Outra reivindicação é reduzir a quantidade de horas extras, pois acabam ocasionando acidentes e mutilações nos trabalhadores.

O SINTRAPEL deseja ainda alcançar uma escola para profissionalizar e ensinar o trabalhador de artefatos a trabalhar nas máquinas dentro das empresas. Essa escola abrangeria cerca de 15 cursos. “É difícil encontrar no mercado uma pessoa qualificada”.

 

Em defesa do SEPACO

O SINTRAPEL recentemente fez uma mobilização em defesa do SEPACO, cuja condição filantrópica o Governo queria cortar.

“Queremos que haja uma mudança no estatuto para que os trabalhadores participem da gestão do SEPACO, que hoje está nas mãos de alguns tecnocratas e segmento patronal”, completou Coelho, finalizando a entrevista.

O SINTRAPEL está localizado na rua Prof. Batista de Andrade, 44, bairro do Brás. Mais informações pelo fone 3228-2677.

 

Image

 

 

Presidente Geraldo

 

 

 

 

Image

 

 

O diretor Coelho diz que o SINTRAPEL tem atuação forte

 

 

 

Image

 

 

Foto do Clube de Campo

 

 

 

 

Image

 

Zezinho:

“O nosso sindicato tem em mente ampliar todos os benefícios e a nossa diretora está realmente empenhada em alcançar o que prometemos”

 

 

 

Image

 

Chico Amaro:

“O sindicato continua sendo uma grande ferramenta de trabalho para ser usada pelo trabalhador, que muitas vezes tem medo de reivindicar algo na empresa, e pode usufruir do lazer que propiciamos a ele”

 

 

Image

 

Overland:

“O sindicato é a casa do trabalhador, para a melhoria no seu trabalho e receber sua reclamação”

 

 

 

Image

 

Jair, vice-presidente da entidade:

“Espero corresponder e ajudar este povo que tanto precisa. Sem o sindicato, se não houver alguém para representar, é difícil”

 

 

 

Image

 

Amaro Gomes, tesoureiro:

“Nossa função é zelar pelos direitos dos trabalhadores e retribuir a confiança depositada na diretoria”

 

 

 

Image

 

Luiz Antonio, diretor de base:

“As portas estão sempre abertas. O sindicato tem uma diretoria e corpo jurídico competentes para atender todos os trabalhadores”

 

 

 

Image

Edmilson:

“Sou da área do meio ambiente e estamos lutando pelas condições do país na questão ambiental e preservação da natureza”.

Sua proposta para o lixo é a cada dia, na reciclagem, fazer coleta seletiva, de papel, plástico e vidro. Para ele, as enchentes têm solução. “Desde que o Governo ajude as empresas com subsídios para elas mesmas fazerem tratamento do lixo”

 

 

 

 

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!