hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início seta Notícias seta Edição 180 seta Conheça a história do Largo da Concórdia
21-Mar-2019
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 359 - 1ª e 2ª quinzenas de março/2019
Image         

Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Estatísticas
Visitas: 5549184
Flash de Notícias

Gostaria de receber nossas novidades cadastre-se aqui e receba o nosso newsletter, sempre ficará por dentro de tudo do nosso jornal. Agora se realmente quer novidades sobre nossas edições e atualizações de nosso site em tempo real, adcione o nosso feeds RSS no seu programa predileto de leitor de notícias.

 
Conheça a história do Largo da Concórdia PDF
Classificação: / 4
FracoBom 
09-Nov-2010
Image

O atual Largo da Concórdia, no Brás, começou a ser formado entre os anos de 1830 e 1840, paralelamente à urbanização do próprio bairro, que naquela época, era ocupado apenas por chácaras. Aliás, este Largo localizava-se nos limites da antiga Chácara do português José Brás, considerado o fundador do Brás.

Por volta de 1850, o seu traçado já estava pronto, época em que recebeu sua primeira denominação: Largo do Brás.

Em 1862, por determinação da Câmara Municipal, o largo deveria ser fechado. Porém, com a interferência do então Presidente da Província, Vicente Pires da Mota, o logradouro permaneceu aberto ao público. No dia 28/11/1865, por proposta do vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, o seu nome foi alterado para "Largo da Concórdia".

 

Por quê Largo da Concórdia?

Para este nome possuímos duas explicações: 1ª) Uma referente à Praça da Concórdia, localizada em Paris; 2ª) Uma homenagem à cidade de Concórdia, localizada na Argentina às margens do Rio Uruguai, Província de Entre Rios. Esta cidade teve um papel destacado durante a Guerra do Paraguai, época em que sediou alguns batalhões argentinos e brasileiros. No dia 13/06/1865, estavam ali concentradas as tropas do General argentino Bartolomé Mitre que, dias depois (24/06/1865), recebeu os soldados brasileiros comandados pelo General Osório. Da cidade de Concórdia, as tropas seguiram rumo ao Norte para o combate contra as forças paraguaias.

Para referendar esta hipótese, lembramos que o vereador Malaquias Rogério de Salles sugeriu, na mesma data, os nomes de "rua do Riachuelo", "Largo do Paissandu" (nomes de batalhas da Guerra do Paraguai) e "rua Vitória" (uma referência à vitória brasileira na batalha do Riachuelo). O Largo da Concórdia seria, portanto, outro nome ligado à Guerra e utilizado pelo vereador Malaquias nos logradouros públicos como forma de perenizar os episódios na história paulistana.

Fonte: http://www.dicionarioderuas.com.br

 
< Anterior   Próximo >
 
Top! Top!