hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início
24-Set-2016
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 303 - 2ª quinzena de setembro/2016
Image
Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

 

Jornal do Brás - Comunidade

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Login





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Estatísticas
Visitas: 1560527
Difusão de Notícias
Flash de Notícias

Todo 1º domingo do mês, o Movimento Poético de São Paulo faz sarau no Parque do Piqueri

 
Chá espera astros em Sol Maior
Classificação: / 0
19-Set-2016


Com certeza, vai ser uma Tarde de Chá super saborosa, com a presença da doce caravana Anael Lopes. O evento será dia 27 de setembro comemorando o aniversário do Milton George. E, além de tudo, irá arrecadar alimentos para a Igreja N.S. da Paz, do Glicério, através do Rotary Club Brás. Dia 25 de outubro a Tarde de Chá irá colaborar com a Abrapec e, dia 29 de novembro (último chá do ano), os alimentos irão para o Natal da Aaaacasa – Papai Noel do Bem. Veja como foi o evento anterior:

Cobertura

Eduardo Martellotta

Ricardo Lopes

Image

 

 

 

Felicidade. O sorriso é a expressão mais lida da Mulher Feliz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Parecem irmãs, ou são? Marluce e sua amiga beberam o primeiro chá em julho e gostaram demais...

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

A elegância é a tônica maior da Tarde de Chá, com muita alegria e sorriso bonito

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Um clic de bastidores, Cristiano Nichelle e o expert em som Danilo, com a nossa anfitriã Luza Correia

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

O Ivo e a Fernanda, da Fruto Verde, mandaram 10 belos arranjos de flores para o Chá, entre buquês e botões de rosa. Os 10 arranjos foram certinhos para as 10 aniversariantes de agosto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Poeta Ray Gama é o autor do livro Rosa Roubada. Com ele, a esposa Karin e o pequenino Davi

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Por falar em poeta, guardamos esta foto do chá novembro de 2015, com o poeta Carlos Moreira do MPN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Alô, Alô Edir!!! Foi o que o “Velho Guerreiro” falou no chá de julho, aí com nossa convidada vereadora Edir Sales. Ele é o sósia perfeito do Grande Chacrinha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Valéria e a filha Stella fizeram esse flash da hora com o nosso Hélio Verner (Chacrinha)

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Lena, dona Antonia e a Francisca lá de Itaquá, aí com Milton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

Cida e Madalena curtiram o desfile lingerie noite da Luciella Confecções

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Nilcéia e Ricardo. Gente de casa, todo mês conosco. Além de tudo, ele faz a decoração dos eventos

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

Maria das Graças e Maria Aparecida ganharam os jogos de copo de cristal da Hila, Joana D´Arc e Catarina levaram a bandeja e a fruteira, Camilinha e Stella exibem os lindos vasos brancos que foram ganhos por Maria de Lurdes e Maria Reginatto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

Na gincana entre 20 participantes, a vencedora foi a Célia que levou esse bonito arranjo da Fruto Verde

 

 
Carneiro Leão, o Marquês de Paraná
Classificação: / 0
19-Set-2016


Eduardo Martellotta

 

Honório Hermeto Carneiro Leão (Marquês de Paraná), leva o nome de uma importante rua do Brás, a Carneiro Leão. Nascido em Jacuí - MG, em 11 de janeiro de 1.801, bacharel em Direito, formado pela Universidade de Coimbra. Em 1.832, com apenas 31 anos, Honório foi Ministro da Justiça. Foi agraciado com o titulo de Marquês de Paraná, em 1853. Faleceu no dia 3 de setembro de 1856, com 55 anos de idade.

O logradouro foi oficializado através do Ato nº 972, 24 de agosto de 1916. Tem início na av. Rangel Pestana, cruza a av. Alcântara Machado, e termina na esquina com a rua da Mooca.

Rixas entre espanhóis e italianos

No relato de Pilar Fernandes, no site São Paulo Minha Cidade, a Carneiro Leão era acolhedora e simples. Vizinha da Caetano Pinto, lá havia uma mistura de dois idiomas, o espanhol e o italiano, onde moravam os imigrantes nos cortiços.

“Era comum no bairro, sobretudo nas ruas Caetano Pinto e Carneiro Leão e até mesmo na Rangel Pestana, o surgimento de habitações coletivas com o corredor estreito e longo, para onde se abriam as portas e as janelas dos quartos. Nos fundos, era o espaço destinado para instalação sanitária e lavanderias de uso comum. Todos os moradores se conheciam nesses cortiços, e era comum se pedir ajuda aos vizinhos, principalmente para a realização dos afazeres domésticos. Pela manhã, as mulheres colocavam plantas nas janelas e, em seguida, as panelas, reluzentes, depois de serem areadas” – Trecho da Dissertação de Suzana Barretto Ribeiro da Unicamp (1994) – “Italianos do Brás – Imagens & Memórias (1920-1930)” – página 75.

Havia vários conflitos de rua entre os italianos e espanhóis, sendo que os espanhóis chamavam os italianos de “carcamanos” ou “maledetos”, enquanto os italianos se referiam aos espanhóis, pejorativamente, como os “galegos” ou “espanholada”.

 

Image

 

 

Início da Carneiro Leão na esquina com a av. Rangel Pestana

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

Image

José Serra, brasense ilustre da Carneiro Leão

Nascido dia 19 de março de 1942 em uma família de classe média baixa na rua Carneiro Leão, José Serra é o atual Ministro das Relações Exteriores do governo de Michel Temer.

Em depoimento ao site Portal da Mooca, Serra lembrou de sua infância:

“Meu pai, Francisco, também de Corigliano, veio da Itália como imigrante, em 1939, com 30 anos de idade. Francisco trabalhou no Mercado Municipal, onde tinha uma banca de frutas. Sempre preocupado com a aparência, trajava-se com esmero, com chapéu, gravata, sapatos engraxados e bigode aparado. Em 1941, casou-se com Serafina Chirico, também de origem calabresa, e alugaram uma casa na Villa da Mooca (que ainda existe), ao lado da rua Carneiro Leão. Eram casinhas do começo do século, feitas pelas indústrias para abrigar famílias de operários.

Eu fui o único filho do casal e nasci nessa casa, em 19 de março de 1942, dia de S. José. Até os quatro anos de idade eu dormia no quarto de meus pais. Depois fui promovido para a sala. Nas noites quentes íamos para a rua Carneiro Leão, onde as pessoas ficavam sentadas nas cadeiras arrumadas nas portas das casas, conversando e cantando. Na Carneiro Leão ficava a venda em que eu comprava doces e o bar Onze Batutas, que levava o nome do time de futebol da rua. As famílias da vizinhança eram em sua maioria italianas ou espanholas”.

Na foto, a Villa da Mooca onde Serra nasceu

 

 

Image

Pizzimenti ostenta tradição de 90 anos

Localizada na rua Carneiro Leão, 143, no Brás, a Pizzimenti foi fundada em 26 de março de 1926 por Diogo Pizzimenti. A empresa é especializada em produtos para construção, arquitetura e engenharia. Seu atual proprietário é o Renaldo Pizzimenti Junior

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

Sapataria Xororó é antiga no local

A antiga Sapataria Xororó existe há 25 anos na Carneiro Leão, 111. Seu antigo proprietário, Xororó, faleceu e Hugo Antonio Chescon, de 53 anos, assumiu há dois anos a empresa, juntamente do sr. Milton, que faz encomendas e consertos de sapatos em geral, bolsas, mochilas e jaquetas, além de troca de zíperes. Ele, Hugo, realiza as costuras

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

 

Nesta casa de nº 116 nasceu e viveu a infância o empresário descendente de espanhóis, José Fernandez, diretor presidente da Fercoi S/A Comércio e Indústria de Ferros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Igreja Mundial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

A Carneiro Leão termina na esquina com a rua da Mooca

 

 

 

 
Subprefeitura Brás/Pari só depende do prefeito
Classificação: / 0
19-Set-2016

Ideia antiga do Jornal do Brás desde que foi fundado em 1989, a criação da Subprefeitura Brás/Pari depende tão somente da chancela do prefeito. E então a região terá vida própria acelerando seu progresso, ao mesmo tempo de descentralizar as múltiplas atividades da Sub Mooca à cuja jurisdição pertence.

Trâmite na Câmara

Em 2008 o vereador Adilson Amadeu apresentou o projeto 473 para criar a Subprefeitura Brás/Pari.

O projeto inicial se restringia apenas ao Brás e Pari, mas a atual administração chegou a discutir a conveniência de incluir o Canindé na área de abrangência da nova subprefeitura.  A proposta foi aprovada em primeira votação, mas adiada ao longo do tempo porque alguns acreditavam que sua criação dependia da aprovação do novo Plano Diretor, o que já aconteceu. Agora, a proposta esbarra na definição dos custos e recursos disponíveis.

“A proposta atingiria diretamente uma população da ordem de 50 mil moradores, sem contar a população flutuante do Brás que é muito expressiva. É uma população concentrada e a administração pública precisa ser mais ágil para solucionar problemas” – ressalta o vereador Adilson Amadeu.

A necessidade só tende a crescer. O bairro continua a atrair novos empreendimentos e precisa ser revitalizado. A própria CPTM tem projeto para construção de um novo shopping e hotel junto à Estação Brás, sem falar da Operação Urbana Vila Carioca que deve contribuir para novas e profundas mudanças na região.

Para que a Subprefeitura Brás/Pari se torne realidade, falta tão somente a assinatura do prefeito Fernando Haddad, o que todos os empresários e moradores aguardam com urgência.

 

 

Image

 

 

Esboço apresentado por Adilson Amadeu do local sugerido para a Sub Brás/Pari

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Próximo > Final >>

Resultados 1 - 4 de 4043
Enquete
Que lugar é o símbolo do Brás?
 
Usuários On-line
Temos 2 visitantes on-line
Utilidades Públicas
Fones da Região
Subprefeituras
Poupatempo
Busca CEP
Links Úteis
Parceiros

 

Bauducco

Manos Doces

Image

 Image

 

 

 

 

 

 

 
Top! Top!