hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início
31-Jul-2016
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Jornal "O Braz"
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 299 - 2ª quinzena de julho/2016
Image
Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

 

Jornal do Brás - Comunidade

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Login





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Estatísticas
Visitas: 1391353
Difusão de Notícias
Flash de Notícias

Caro Internauta, continuamos a disponibilizar nossas edições em PDF publicamente e para receber nossas novidades é só fazer o cadastro clicando aqui assim terá sempre avisado de nossos conteúdos e eventos.

 att,

 Equipe Jornal do Brás

 
Contrato é suspenso na Feira da Madrugada
Classificação: / 0
21-Jul-2016


Desde o dia 21 de junho último, a Justiça Federal suspendeu temporariamente o contrato do consórcio Circuito de Compras para administrar a Feira da Madrugada, pelos próximos 35 anos. Por sua vez, a Prefeitura informa que vai recorrer da decisão judicial, que determina que ela volte a tomar conta da feira. E o consórcio vencedor da licitação diz que investiu mais de R$ 50 milhões e credenciou 2.000 comerciantes.

 
Brás exibe sujeira de sua riqueza
Classificação: / 0
21-Jul-2016
Image

Tido como bairro rico com vitrines multicoloridas e eletrizantes, com PIB anual de R$ 10 bilhões, o Brás está outra vez abandonado com toneladas de lixo têxtil e lixo comum espalhadas em todos os cantos e recantos, Largo da Concórdia em absurda imundície.

O meio ambiente continua no mesmo descalabro e ninguém se manifesta.

O bairro tem 9.000 empresas e 200.000 funcionários, além de 500.000 visitantes de compras por dia. Não há verde no bairro e a poluição dos milhares de ônibus e vans a diesel sufocam e matam. Quem são os responsáveis ??

 

 
Oriente lembra pioneirismo de sírio-libaneses
Classificação: / 0
21-Jul-2016


Eduardo Martellotta

 

Quando se fala em compras no Brás, dois nomes vêm imediatamente à mente: rua Oriente e Largo da Concórdia.

A rua Oriente é o principal corredor da moda no Brás, e cruza com outras importantes do bairro, como a Barão de Ladário, Maria Marcolina e Miller. A Feira da Madrugada ferve na Oriente. A origem do nome é desconhecida, até mesmo pela Prefeitura. Em contato com o Setor de Legislação e Pesquisa da Câmara Municipal, sabe-se apenas que ela recebeu esse nome pelo Ato 972 de 24/8/1916.

A hipótese mais provável é que a rua Oriente tem essa denominação para homenagear os imigrantes sírio-libaneses que começaram a se instalar na cidade a partir do início do século XX. Calcula-se que, até o ano de 1900, chegaram ao Brasil 5.400 árabes. A grande maioria dos imigrantes árabes chegados ao Brasil rumou para São Paulo. Na capital do Estado, os sírio-libaneses rapidamente formaram uma forte comunidade de comerciantes. Foram os árabes que criaram o comércio popular da rua 25 de Março, e em seguida, na rua Oriente.

Em Arquivos do Diário Oficial do Estado, a rua Oriente já existia em 1911, nos tempos da antiga Escola Feminina de Corte, Costura e Modelagem (atual ETEC Carlos de Campos), na esquina com a Monsenhor Andrade.

 

Impulso à rua Oriente

No começo da década de 1930, os sírio-libaneses abriram lojas de confecção em atacado na rua Oriente, dando início à vocação do Brás de maior polo de moda da América Latina. Depois, na década de 1950, chegaram os nordestinos, e, mais adiante, na década de 1990, os coreanos. Mais recentemente, vieram os chineses ao Brás.

A rua Oriente tem início na esquina com a Monsenhor Andrade, onde está a Centenária ETEC Carlos de Campos e termina na esquina com a Xavantes.

 

PL quer adicionar libanês no logradouro

O PL 447/2013 do vereador Adilson Amadeu quer complementar a denominação da rua em Oriente Imam Moussa Al-Sader, em homenagem à forte presença dos sírio-libaneses no comércio, e em especial a um libanês, líder religioso assassinado em 1979, que na cidade de Tiro, Líbano, fundou uma escola superior de arte e outra de enfermagem, bem como um internato para meninas e o Instituto de Estudo Islâmico, e contribuiu para estabelecer a Associação dos Escoteiros da Mensagem Islâmica.

De acordo com a assessoria de imprensa do vereador, o projeto 447/2013 foi aprovado pelas comissões de Justiça, Urbanismo, Educação e Finanças e está em condições de ser apresentado em plenário, mas como há outros temas mais urgentes, não entrou em pauta ainda.

 

Image

 

 


 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Imam Moussa Al-Sader

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

A Oriente termina na esquina com a Xavantes

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Yara Virginia contou ao Jornal do Brás que morou na rua Oriente, esquina com a Miller, de 1943 a 1993, durante 50 anos, “nos bons tempos em que a rua era totalmente arborizada, com lojas simples mas com roupas de qualidade, padaria, farmácia, armazém de secos e molhados, açougue, dentista, médicos e bondes”

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

Início da Oriente na esquina com a Monsenhor Andrade, onde está a ETEC Carlos de Campos (Cacá)

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Próximo > Final >>

Resultados 1 - 4 de 3943
Enquete
Que lugar é o símbolo do Brás?
 
Usuários On-line
Utilidades Públicas
Fones da Região
Subprefeituras
Poupatempo
Busca CEP
Links Úteis
Parceiros

 

Bauducco

Manos Doces

Image

 Image

 

 

 

 

 

 

 
Top! Top!