hostconect.net
Jornal do Brás Advertisement
Início
21-Dez-2014
 
 
Menu Principal
Início
Edições
Notícias
Expediente
Links
Contato
Procurar
A História do Jornal
Jornalista Edu Martellotta
Cadastro de Empresas
Rádio Jornal do Brás
Onde estamos
Campanha de Assinaturas
Revista O Brazinha
Aniversário do Brás
EDIÇÃO 263- 2ª quinzena de dezembro/2014
Image
Curta-nos, siga-nos
Image


Jornal do Brás

 

Image

 

Jornal do Brás

 

 

Image

 

 

Jornal do Brás - Comunidade

 

 

Image

 

Tarde de Chá

Filie-se na Fed.Paulista de Truco

Logo da Federação Paulista de Truco

 

Login





Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!
Difusão de Notícias
Jantar exalta Brinde do Jubileu com Estrelas
Classificação: / 0


Com um esplendente show artístico confirmado de mais de 30 Astros e Estrelas, o Jornal do Brás estará realizando o Jantar 2014 dia 10 de dezembro próximo no Salão Nobre da Associação Portuguesa de Desportos. Na oportunidade, irá outorgar o Troféu Jubileu de Prata a autoridades, instituições, empresários, artistas, poetas e simpatizantes. Convites na Redação, fone 2692-6694 ou e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

Destaques da Festa

Entre tantos artistas e celebridades de presença confirmada, destacamos aqui gratas participações:

Image

 

 

 

 

 

Confirmadíssimas

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

Patrick Dimon confirma presença

Cantor internacional de alta grandeza, Patrick Dimon confirmou sua presença no Jantar Jubileu de Prata. Grego da Ilha de Samos, Patrick está de volta ao Brasil para selecionar um grupo de 20 pessoas Vips para uma turnê na Grécia e Turquia em agosto de 2015. Contatos: 99277-5004 e 98562-9371

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

 

Cantora de brilhante performance, Cristina Alves também está de volta

 

 

 

 

 

 

Image

 

Tarantella no Show

Mais uma vez, o famoso cantor italiano Fred Rovella estará presente

 

 

 

 

Image

 

 

 

Ídolo da Velha Jovem Guarda, Diego Jimenez é otimismo e alegria em todas as festas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Sertanejo em Sol Maior

Dupla de destacada consagração nacional, Alan e Alladin irão também abrilhantar o Jantar Jubileu de Prata

 

 

 

Image

 

 

 

Voz suave, bem nissei, Betty Max virá com seu lindo show no evento, tal qual sua doçura

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Vinheta Festiva

Locutor Adalberto Suzano, é ele quem faz a vinheta da Tarde de Chá e, agora, do Jantar Jornal do Brás

 

 

 

 

 

 

Image

 

Família Kamal Nasser

A Laís da pequena e inteligente Jamile esteve no jantar 2013 com o marido Kamal e família. E novamente, estarão prestigiando o Jubileu de Prata Jornal do Brás

 

 

 

 

 

Image

Comendador Júlio Hamilton

Crifér Laminados de Aço e Ferro. Na foto, o patriarca Júlio Hamilton e a filha Dra Fabiana, no Jantar Juventus 2013

 

 

 

 
Feira Nordestina será na José de Alencar
Classificação: / 1

Eduardo Martellotta

 

O Brás ganhará em breve a Primeira Feira Permanente de Cultura e Gastronomia Nordestina, com apoio da Subprefeitura Mooca e Secretarias Municipais de Cultura e de Direitos Humanos e Cidadania. Os nordestinos agora também terão a sua feira própria, a exemplo dos bolivianos na rua Coimbra. O local escolhido é a rua José de Alencar, com publicação no Diário Oficial do Município na data de 4 de dezembro.

A feira terá como principal intuito homenagear e exaltar a cultura desse povo. Segundo a assessoria de imprensa da Subprefeitura Mooca, a oficialização será na semana de 8 a 12 de dezembro, e a inauguração deve acontecer dias 13 e 14 de dezembro próximos, como um projeto piloto.

Em visita à nossa redação, Ronei Rodrigues da Cruz e Sandra Pinheiro, apoiadores da feira, disseram que o lugar também recebe o nome de Espaço Nordestino, e que foi idealizado por um grupo de seis amigos, todos filhos de nordestinos.

“O subprefeito da Mooca, Evando Reis, abraçou muito bem o projeto”, disse Ronei, filho de pernambucano e de baiana. Ele contou que 91% da população no Estado de São Paulo é formada por nordestinos e descendentes. A feira, cuja coordenação geral é de Antonio Maria, pretende revitalizar a rua José de Alencar, que se encontra bastante abandonada, há muitos anos, com a presença de moradores de rua e usuários de drogas convivendo diariamente com a sujeira, ratos e fogueiras.  “Queremos trazer movimento à rua, revitalizar o Brás, e resgatar nossas raízes nordestinas”, explicou Ronei, acrescentando que a feira terá 30 expositores na área gastronômica (com pratos típicos do Nordeste a preços populares) e 15 na área de artesanato, atraindo de 4.000 a 5.000 frequentadores todos os finais de semana.

O Espaço Nordestino, segundo ele, terá barracas padronizadas pela Ambev e contará ainda com shows artísticos de forró e muita brincadeira, com malabaristas, pernas-de-pau, amarelinha, pula-corda etc. Todos os vendedores passaram por curso administrado pela própria Ambev e trabalharão com toucas e luvas higiênicas, camisetas e aventais oficiais da feira e crachás de identificação.

Os nove estados do Nordeste, disse Ronei, estarão representados na feira - Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e Maranhão.

 

Assistência a moradores de rua e drogados

O intuito da feira, completou, é também realizar um importante trabalho social, com a presença de tendas de acolhimento e encaminhamento para os moradores de rua e usuários de drogas, onde, por meio do dinheiro arrecadado na feira, irá promover palestras e distribuição de cestas básicas a essas pessoas carentes.

O funcionamento do Espaço Nordestino será do meio-dia às 22h aos sábados e do meio-dia às 21h aos domingos, de acordo com Ronei.

“Nós, nordestinos, chegamos na década de 1950 ao Brás, e estávamos sendo esquecidos. Nada mais justo de o nordestino criar o seu espaço e mostrar um pouco da sua cultura”, finalizou Ronei. “Queremos dar mais visibilidade econômica ao Brás e trazer a população de outros estados”, disse Sandra, ao final da entrevista.

 

Image

 

 

 

Ronei e Sandra visitaram nossa redação e informaram o alvissareiro projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Logotipo do Espaço Nordestino apresentado pela Subprefeitura Mooca

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Feira irá revitalizar a rua José de Alencar

 

 

 
José de Alencar, romancista e dramaturgo
Classificação: / 0


Escritor se notabilizou pelas obras “O Guarani” e “Iracema”     

 

 

Eduardo Martellotta 

 

 José Martiniano de Alencar, o famoso escritor José de Alencar, dá nome a uma importante rua do Brás

Image

e foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista brasileira. Ele nasceu em Mecejana, no Ceará, em 1º de maio de 1829. Filho de tradicional família cearense, ainda menino, mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou no Colégio de Instrução Elementar.

Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1850, e fez parte do Conselho do Imperador. Foi por quatro vezes deputado pela sua província. Advogado, jornalista e jurisconsulto, celebrizou-se, no entanto, como romancista e dramaturgo. Foi ainda lente de Direito Mercantil no Instituto Mercantil da Corte, diretor e consultor da Secretaria de Justiça. No Gabinete de 16 de julho de 1868 foi ministro da Justiça, cargo que ocupou até 1870; entrou depois em uma lista tríplice para senador.

Como jornalista, ingressou no Correio Mercantil em 1854 e já em 1856 passa a ser o redator chefe do Diário do Rio de Janeiro. Publicou grande número de romances e estudos de fundo histórico e genuinamente brasileiro.

O Guarani

José de Alencar se realçou na carreira literária com a publicação, em 1º de janeiro de 1857, do romance “O Guarani”, em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, onde alcançou enorme sucesso. Seu romance “O Guarani” serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes, que compôs a ópera “O Guarani”. Alencar consolidou o romance brasileiro, ao escrever movido por sentimento de missão patriótica. O regionalismo presente em suas obras, abriu caminho para outros sertanistas, preocupados em mostrar o Brasil rural.

Famoso a ponto de ser aclamado por Machado de Assis como “o chefe da literatura nacional”, José de Alencar faleceu no Rio de Janeiro, aos 48 anos, em 12 de dezembro de 1877, vítima de tuberculose.

 

Júbilo do Brás

A rua José de Alencar foi denominada pelo Ato 972 de 24 de agosto de 1916. Seu começo é na esquina com avenida Celso Garcia e o término, na rua Dr João Alves de Lima.

Trecho de “O Guarani”

“Ela embebeu os olhos nos olhos de seu amigo, e lânguida reclinou a loura fronte. O hálito ardente de Peri bafejou-lhe a face. Fez-se no semblante da virgem um ninho de castos rubores e límpidos sorrisos: os lábios abriram como as asas purpúreas de um beijo soltando o voo. A palmeira arrastada pela torrente impetuosa fugia...E sumiu-se no horizonte”. 

Trecho de “Iracema”

“Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu” 

 

Image

 

 

Início da rua José de Alencar na esquina com a Celso Garcia

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Capa do livro “O Guarani” de José de Alencar

 

 

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

Final da José de Alencar na Dr João Alves de Lima: sujeira, fogueiras e ratos

 

 

 

 

 

 

Image

 

 

 

Capa de “Iracema”

 

 

 

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Próximo > Final >>

Resultados 1 - 4 de 2916
Enquete
Que lugar é o símbolo do Brás?
 
Usuários On-line
Utilidades Públicas
Fones da Região
Subprefeituras
Poupatempo
Busca CEP
Links Úteis
Parceiros

Lojão do Brás

Colégio Saint Clair

Brasilia Máquinas e Ferramentas

 Bauducco

 Manos Doces

 
Top! Top!